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Robozinhos de programar “ROPE” são entregues ao Núcleo de Educação Infantil Santa Clara, em Balneário Camboriú

Com essa unidade de ensino, Balneário Camboriú já contabiliza quatro NEIs que utilizam em sala de aula o brinquedo de programar de forma sistemática

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ROPE NEI SANTA CLARA 5
Divulgação

Mais um Núcleo de Educação Infantil (NEI) recebeu os robozinhos ROPE. Dessa vez, três brinquedos foram entregues ao NEI Santa Clara. Com essa unidade de ensino, Balneário Camboriú já contabiliza quatro NEIs que utilizam em sala de aula o brinquedo de programar de forma sistemática, que permite trazer a tecnologia, de maneira divertida e lúdica, sem a necessidade de uso de computadores.

“A cidade foi a primeira do país a utilizar esse brinquedo. Os Núcleos Carrossel, Pão e Mel e Nova Esperança também receberam o ROPE, resultado da parceria entre o Município, a Univali e o Ministério Público. Além destas unidades de ensino, outras sete receberão o robozinho”, disse a secretária de Educação, Rosangela Percegona Borba.

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O ROPE auxilia no desenvolvimento cognitivo e motor. O robozinho de madeira, funciona obedecendo comandos das próprias crianças. Ele possui quatro botões direcionais, que fazem o robô andar para frente, para trás e girar para os lados, um botão para a execução dos comandos, luzes e sons que facilitam a compreensão das crianças. Os pequenos aprendem com facilidade a traçar tarefas enquanto desenvolvem a cooperação, solucionam problemas e fazem cálculos. Junto com eles, serão entregues também materiais de apoio à sua utilização, como tapetes pedagógicos, e também serão realizadas formação dos professores para melhor uso da inovação junto às crianças.

O “ROPE” foi criado pelo Laboratório de Inovação Tecnológica na Educação (LITE) da Univali e viabilizado através de parceria com o Ministério Público. O robô poderá ser usado na sala de aula ou em qualquer outro espaço do ambiente escolar e vai permitir o contato direto dos alunos, que serão os responsáveis por sua programação.

Os brinquedos possibilitam que a criança realize atividades lúdicas que trabalham conceitos importantes como a resolução de problemas, número, estimativas, a lateralidade e outros aprendizados fundamentais nesta fase do desenvolvimento infantil.

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