No período da manhã deste domingo (17) fui surpreendido com fortes gritos de guerra, vindos do Rio Camboriú. Ao verificar vi ao longe a primeira Jangada. Fiquei surpreso pela estrutura feita com câmaras de ar (pneu), bambus e outros materiais. Até os remos eram feitos de forma artesanal. Quando a jangada se aproximou percebi que eram adolescentes que estavam nela. Olhei novamente e vi mais jangadas vindo.
O evento teve inicio no dia 16 onde foi feito o trajeto do Parque Raimundo Malta até o Rio Camboriú, na cidade de Camboriú, próximo ao IFC. No dia 17 foi feito o trajeto com largada no Trapiche do Parque Ecológico no Rio Camboriú e chegada na Barra Sul – Balneário Camboriú.
Um evento diferente que deveria ser melhor divulgado, já que eram esperados participantes de diversas localidades, e é de extrema importância, pois leva os adolescentes a um contato maior com a natureza, sem falar na parte da estratégia e criatividade, sendo que cada grupo monta o seu equipamento.
Estranhei o fato pois em nenhum site constava a informação do evento, nem mesmo o da Prefeitura de Balneário Camboriú que participou dando apoio, cedendo o Parque Raimundo Malta como base e a lancha Ilha das Cabras lotada na Secretaria do Meio Ambiente para monitorar e dar suporte no evento. Um outro ponto preocupante é que o único barco motorizado que vi monitorando o evento foi a lancha da prefeitura, algo que me deixou bastante preocupado já que a distância entre a primeira e a última jangada era muito grande (cerca de uma hora).
Por sorte dos competidores o tempo fechado ajudou o evento, pois o fluxo de embarcações de passeio foi pequeno e a força da maré que estava baixando era mínima na hora da travessia.
Parabéns aos organizadores (G.E. Leão do Mar-48), que mesmo sem um apoio de divulgação por parte da imprensa (talvez até por não estarem informados) e dos órgãos públicos, fizeram um evento de extrema importância para a juventude, se os administradores públicos investissem em eventos deste porte, teríamos um numero menor de dependentes químicos e menores desocupados, infelizmente estar em um grupo de escoteiros não é para qualquer adolescente pois o custo é pouco elevado.
Mias informações sobre o evento ocorrido:
http://distritolitoral.blogspot.com/2011/03/3-jangada-senior.html
Po, sacanagem, queria pelo menos ver…
Como é falha a comunicação destes eventos…
Só nao sei se teria coragem de andar de jangada neste rio.