Munidos de picolés, sacolas e informações sobre a destinação correta do lixo, estudantes do Instituto Federal Catarinense (IFC) se integram ao Projeto Praia Limpa neste sábado (27). Com a equipe do projeto, os estudantes vão percorrer a Praia Central a partir das 9h, no trecho da Rua 3100 até a Praça Almirante Tamandaré.
Na ação, um arrastão do bem, eles vão conversar com os banhistas sobre questões ambientais e distribuir picolés e sacolinhas para lixo. Quem quiser se integrar à atividade de conscientização, que é aberta à comunidade, basta ir na altura da Rua 3100 antes da saída do grupo.
Os estudantes cursam o Ensino Médio no IFC e estagiam na Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM). No estágio, que tem 160 horas, eles atuam no Departamento de Fitoterapia e no Viveiro, fazendo a manutenção e criação de canteiros, colheita, higienização de ervas, manipulação de produtos fitoterápicos, e outras atividades. No total, são 26 alunos. A ação deste sábado será uma atividade extra, de educação ambiental.
Projeto termina em 13 de fevereiro
O Praia Limpa, que visa à sensibilização ambiental de turistas e moradores, tem como foco, neste ano, o lixo marinho, que além de poluir as águas, mata animais como peixes, tartarugas e aves. O projeto é realizado pela SEMAM, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento e Integração Ambiental (IDEIA).
O Praia Limpa 2018 começou em 04 de janeiro, com distribuição de sacolas de lixo e de pulseiras de identificação de crianças, instalação de lixeiras e ações de educação ambiental. Participam do projeto estagiários de cursos de graduação, que atuam sensibilizando banhistas sobre questões ambientais. O Praia Limpa trabalha também com atividades lúdicas para interagir com os banhistas, como a palhaçaria.
O projeto termina em 13 de fevereiro. Na Praia Central, as tendas do Praia Limpa (localizadas na altura da Praça Tamandaré e das ruas 2001, 1401, 2500 e 3100) estão abertas das 10h às 15h. Nas praias agrestes, as barracas atendem o público das 11h às 16h.