“Nossa intenção é resguardar o meio ambiente e conquistar a Bandeira Azul para nosso município”, pontuou o diretor de Fiscalização de Obras da Secretaria de Planejamento, Laurindo Ramos, que acompanhou o início dos trabalhos. “Serão intimados todos os proprietários dos imóveis próximos ao ribeirão e junto às canalizações de águas pluviais, para regularizarem o sistema. Ainda hoje teremos uma reunião de avaliação da operação para definirmos os próximos passos. A operação segue nesta quinta-feira, 5”, afirmou o secretário do Meio Ambiente, Ike Gevaerd.
O Município montou uma força-tarefa para a execução da Operação “Águas Limpas Costa Brava”, que terá duração de 30 dias. Coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente, os trabalhos também tem o apoio das Secretarias de Obras, Planejamento, EMASA e Saúde, por meio da Vigilância Sanitária.
Nesta quarta-feira também foram visitados condomínios e residências da região, e os fiscais deram orientações sobre as fossas das edificações. Antes do início do trabalho de campo, o Ribeirão da Mariquinha foi percorrido da nascente até a foz, quando foram estabelecidos pontos amostrais de coleta para análise de qualidade da água. Com base nesse apontamento, a EMASA iniciou a coleta do líquido para análise, que fica pronta em 10 dias.