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‘Balneário tem personalidade, diferencial’, diz o maior corretor e marketing influencer imobiliário do Brasil

Guilherme Machado esteve ministrando uma palestra em Balneário Camboriú na última terça-feira, 03

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Guilherme Machado
Carlos Alves / Click Camboriú

Subindo e descendo de uma cadeira, em meio a muitas risadas e incentivo a persistência. Esse foi o cenário da palestra #QuebrandoRegras com o maior corretor e marketing influencer imobiliário do Brasil, Guilherme Machado, que esteve em Balneário Camboriú na terça-feira, 03. O evento, para aproximadamente 400 corretores imobiliários da região aconteceu no Hotel Sibara e marcou o lançamento da campanha ‘Troco na Troca’, da Mendes Sibara e Mendes Empreendimentos.

Guilherme pode não ser conhecido pelo grande público, mas entre os corretores é o principal ‘ídolo’. Ele é autor do best-seller ‘Você não vai mais conseguir vender assim’ – que ocupou o 1º lugar no ranking de mais vendidos da Veja e Folha de São Paulo – e é um dos maiores youtubers do ramo de Negócios do Brasil.

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Antes de palestrar, ele conversou com a jornalista Renata Rutes sobre o cenário econômico do Brasil hoje, opinou sobre Balneário Camboriú e defendeu a importância de que os corretores devem ser especialistas em humanos e não em imóveis.

Confira abaixo.

Como você vê o mercado econômico do Brasil hoje? Já houve uma melhora?

Guilherme: O que eu vejo é que o mercado voltou a ser muito positivo, mas não podemos negar que houve uma crise de desconfiança. Os juros estavam mais altos, o que impacta diretamente no mercado imobiliário. Se eu não acredito que eu posso pagar, eu não compro. Se eu acredito que os juros estão altos, não compro. E isso impactou em toda a economia. Eu não almoço fora, não viajo. Não faço nada. Os juros realmente estavam altos. Mas isso foi positivo, pois vejo que agora as pessoas têm uma certa ‘consciência de compra’, uma coisa que não existia antes. Havia muita compra desregular, sem planejamento. Agora a economia estabilizou, os juros estão bem mais baixos.

E o cenário imobiliário como está hoje?

Guilherme: Vejo que está de uma forma muito positiva, não só o mercado imobiliário como todos os lados da economia estão sendo reaquecidos. Estamos com preços defasados. Quando falo defasado, estou falando de mercado, em relação a mão de obra e insumos. Tivemos empreendimentos lançados no passado, com orçamentos passados, e se você atualizasse hoje os preços – só pela mão de obra – já estariam maiores. Só que as construtoras congelaram os preços, já que não havia demanda de compra. Então, consequentemente, isso favorece muito o comprador. É possível comprar pelo preço anterior, hoje.

A campanha da Mendes Sibara entra nisso, certo?

Guilherme: Sim! Ela é inovadora. Pela primeira vez eu vejo uma construtora devolver dinheiro na troca de um imóvel. Isso mostra não só uma preocupação da Mendes em se adaptar ao mercado como também que está evoluindo no setor.

Balneário Camboriú é uma cidade de prédios, como você vê isso?

Guilherme: Eu vejo Balneário tem personalidade, diferencial. Comparam ela a Miami, Dubai, e acho que compará-la é muito injusto. As pessoas que aqui residem são únicas. De uma forma geral, é um mercado imobiliário bacana. Vejo que os empreendimentos são desejados, por status, poder. É uma cidade que atrai. Estar bem é ter um imóvel em Balneário. É um posicionamento geral. Não vou entrar na questão de que a cidade é pequena e no lance de que pode ou não construir. As melhores pessoas para falarem são os moradores. Mas, inegavelmente, a cidade é um ícone. Toda a região é impactada de forma positiva por ela, e isso atrai o mercado imobiliário. As construtoras começam a construir incentivadas por isso, puxando desenvolvimento, economia, e claro, turismo – o outro pilar da economia. Chamavam de capital do turismo, mas eu também vejo que é a capital dos empreendimentos diferenciados.

Você defende a visão de que o corretor deve vender o desejo e não uma necessidade. Como você aborda isso?

Guilherme: Todo mundo que compra por necessidade, vai focar muito em preço. Quando eu desejo algo, preço não é barreira. Balneário é um prato cheio pra isso. Os corretores devem investir nisso: o desejo de morar aqui. As pessoas não comprar aparamento nessa cidade por ser de frente para o mar, já que há outras tantas praias no Brasil e mais baratas. Balneário tem personalidade forte, ela representa algo inconsciente e no meio social. É, de fato, um desejo. Se o mercado imobiliário entender isso, eles vão passar a vender o espírito da cidade e não apenas imóveis. Não importa se são imóveis de R$ 15 milhões ou R$ 1 milhão. Se os artistas investem aqui, não é porque eles querem tal apartamento e sim porque possuem um na cidade mais charmosa e foda do Brasil. Balneário é sinônimo de riqueza, poder e status.

‘Troco na Troca’

Diante da expectativa de reaquecimento dos negócios no ramo imobiliário, Mendes Sibara e Mendes Empreendimentos lançam a campanha ‘Troco na Troca’, com o objetivo de oferecer soluções para os clientes. A diretora comercial Nathália Mendes explica que a promoção é uma nova fórmula de se fazer negócios. Ela lembra que há mudanças inevitáveis ao longo da vida, que exigem a venda ou troca do imóvel.  Como a seguinte situação cotidiana: uma família reside em um apartamento de R$ 2 milhões, porém os filhos cresceram e saíram de casa. “Com isso, os pais avaliam que neste momento uma boa opção seria morar em um apartamento menor, mas que atenda melhor as suas necessidades atuais e também com esta mudança, auxiliar financeiramenteseus filhos”, destaca.

É aí que entra a promoção: os corretores apresentam os imóveis das construtoras e é realizada a equivalência de produtos. Por exemplo, quatro imóveis da Mendes de R$ 500 mil cada pelo atual apartamento da família. Outra possibilidade é a proposta das construtoras pagarem uma parte do imóvel (exemplo: apartamento de R$ 2,2 milhões, paga-se R$ 200 mil) em dinheiro para o cliente. “É o pontapé inicial na vida dos filhos, que passam a ter seus próprios apartamentos, e também a solução para os pais. Queremos fazer negócios, mas acima de tudo melhorar a vida dessas pessoas”, completa a empresária.

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