O Município de Itajaí estabeleceu na manhã desta sexta-feira, 25, após reunião com o secretariado, medidas emergenciais para garantir a oferta de serviços essenciais na cidade enquanto durar a greve dos caminhoneiros. As secretarias municipais estarão de plantão neste fim de semana para, a qualquer tempo, adotar medidas que sejam necessárias em favor da população.
“Com planejamento e ajuda mútua de todos os setores da administração municipal e da nossa comunidade, vamos conseguir minimizar os impactos da greve em Itajaí”, afirma o prefeito Volnei Morastoni.
SAÚDE
A Secretaria Municipal de Saúde realiza diversos ajustes na rotina para garantir o atendimento da população. Cirurgias eletivas e consultas estão suspensas nos hospitais e serão priorizados atendimentos de urgência e emergência.
Ambulâncias circulam normalmente. Serviços de hemodiálise, radioterapia e SAMU serão priorizados pela Secretaria. Os carros administrativos só serão usados em casos emergenciais.
O almoxarifado fará abastecimento das Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) e Laboratório municipal. E, emergencialmente, para as unidades básicas de saúde.
Vistorias da Vigilância Sanitária estão suspensas, bem como visitas domiciliares, demais vistorias e transporte de pacientes para fora do domicílio. A entrega de amostras no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em Florianópolis, também está suspensa.
A maior preocupação da Secretaria de Saúde neste momento é com a falta de servidores, principalmente nas UPAS e SAMU, que tenham dificuldade de deslocamento. Por isso o Departamento de Atenção à Saúde ficará atento para remanejar funcionários para esses atendimentos. As unidades básicas de saúde continuam atendendo normalmente.
A orientação da Secretaria é que a população busque os serviços das UPAS do CIS e do Cordeiros somente em casos de urgências e emergências. Nos demais casos devem procurar as unidades básicas de saúde.
EDUCAÇÃO
A Secretaria Municipal de Educação garantirá o transporte escolar na segunda-feira aos alunos da Rede Municipal de Ensino. As aulas estão mantidas, com fornecimento de merenda em todas as unidades. Ficam adiadas apenas as atividades externas em que haveria o transporte de alunos. O Programa Escola Aberta, realizado aos sábados em sete unidades do município, está cancelado. Uma nova reunião será realizada na segunda-feira, 28, para avaliar a situação.
TRANSPORTE PÚBLICO
A empresa Transpiedade, responsável pelo transporte coletivo, informa que manterá os serviços normalmente no fim de semana e na segunda-feira, 28. Qualquer alteração, caso seja necessária, será comunicada pela empresa.
LIXO
A Ambiental Limpeza Urbana informa que a coleta dos resíduos urbanos poderá sofrer alterações com a escassez de combustível. Os trabalhos estão mantidos, mas a recomendação da empresa é que a população fique atenta à passagem do caminhão coletor e não deixe os lixos na calçada caso haja alteração no cronograma normal.
OBRAS
A usina de asfalto paralisou as atividades na quinta-feira, 24, e retomará os trabalhos quando normalizar a situação do abastecimento. A agenda do Cata-Treco também está com as atividades suspensas.
SEGURANÇA
As viaturas estão abastecidas para o atendimento de ocorrências e realização de blitze.
ADMINISTRAÇÃO
As saídas dos veículos da Prefeitura para entregas de correspondências e serviços de logística em outros prédios da administração municipal serão realizadas apenas em horários preestabelecidos.
PROCON
O órgão fiscaliza os aumentos abusivos de preços em postos de combustíveis e também nos supermercados. O Procon de Itajaí também esclarece que não é ilegal os estabelecimentos determinarem cotas de compra em momentos emergenciais como o atual.
SEMASA
O Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura comunica aos moradores de Itajaí e Navegantes que o sistema de abastecimento de água está operando normalmente. Porém, tendo em vista a greve dos caminhoneiros, a autarquia municipal orienta a população para que preventivamente economize água.
Considerando que não há previsão para a normalização do fluxo nas estradas, o Semasa está monitorando e agindo diante da impossibilidade da entrega dos produtos químicos necessários para o tratamento água.
Portanto, para que não haja paralisação do fornecimento, é também imprescindível que a população reduza o consumo a água. Com isso os estoques dos produtos químicos utilizados no tratamento, se manterão por um prazo maior.
PORTO
As movimentações no Complexo Portuário e no Porto de Itajaí estão ocorrendo normalmente, conforme o cronograma de manobras de atracações. A superintendência do Porto informa que a maior preocupação está relacionada à taxa de armazenagem de cargas na retroárea, que registra ocupação de 75% da área interna.
As operações também poderão ser afetadas com a falta de combustível diesel para operação das máquinas que fazem a movimentação portuária. Após o encerramento da greve, a superintendência do Porto de Itajaí tem a expectativa de regularizar os trabalhos no prazo de até 20 dias. O balanço geral das cargas movimentadas será divulgado no próximo relatório de estatísticas, que deve ser divulgado na primeira quinzena de junho.
O balanço geral das cargas movimentadas será divulgado no próximo relatório de estatísticas, que deve ser publicado na primeira quinzena de junho.