O prefeito Fabrício Oliveira se reuniu neste sábado, 23.fev.2019, na Rua Adaci Santos Gomes, no bairro São Judas, com membros da comunidade e do movimento Rios das Ostras Sem Enchentes para apresentar o projeto de revitalização deste curso d’água e, também, para anunciar obra emergencial que começará ainda esta semana visando desobstrução e aumento da calha do rio para amenizar o problema das cheias quando ocorrer chuva forte no local.
“É uma reivindicação justa e antiga da comunidade organizada que está sendo atendida. Além da parte do poder público nesta obra e neste projeto de revitalização, firmamos neste encontro um pacto com os membros da comunidade para que auxiliem na conscientização de se fazer a ligação das casas na rede de esgoto instalada e na fiscalização das ligações de esgoto irregulares. Também para que denunciem as pessoas que despejam todo tipo de lixo e material na calha do rio. Acredito que a união das pessoas e a junção dos esforços do poder público com a comunidade irão melhorar bem a condição atual do Rio das Ostras, o que é o desejo de todos”, explicou o prefeito.
Na reunião feita in loco num trecho do Rio das Ostras, participaram também o secretário de Obras, Osmar de Souza Nunes Filho (Mazoca), o diretor-geral da Emasa, Douglas Beber, e o chefe da Defesa Civil, Fabrício Melo, além do vereador Gelson Rodrigues.
ETE de Taquaras foi desativada
Ato contínuo, o prefeito esteve na Praia de Taquaras para reunião com membros da Associação de Moradores daquele bairro para explicar a desativação, ocorrida na semana passada, da estação de tratamento de esgoto (ETE) daquela praia.
“Esta estação estava ineficiente e era uma das responsáveis pela poluição da Lagoa de Taquaras, onde sempre registramos um ponto de balneabilidade negativo, justo numa das praias mais bonitas do litoral brasileiro. Agora, o esgoto está sendo levado para a ETE do Bairro Nova Esperança, onde há capacidade necessária para proceder o tratamento adequado de esgoto. Importante frizar, também, que nós já estamos com 98% da rede de esgoto instalada aqui em Taquaras e em breve completaremos 100%”, anunciou Fabrício Oliveira aos moradores.
Com a desativação da ETE de Taquaras, e atendendo reivindicação da comunidade, a área da agora antiga estação de tratamento será destinada à comunidade para instalação de um centro comunitário.
“Além de um centro comunitário, há a ideia de instalar no local um espaço que vai destacar a cultura, a história e as tradições locais desta linda região que devem ser prestigiadas e eternizadas. Tenho certeza que com essas ações, logo Taquaras também estará apta a receber o Selo Bandeira Azul de certificação ambiental”, completou o prefeito.
Comments are closed.