• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Juntos pelo Rio retira nove toneladas de resíduos dos rios da região

Mutirão ocorreu no sábado, 23.mar.2019 e reuniu mais de 1,2 mil pessoas

PUBLICIDADE
Juntos pelo Rio retira nove toneladas de resíduos dos rios da região
Divulgação

Imagine 100 mil garrafas pets boiando nos rios e praias de Itajaí e região. Este montante equivale às cinco toneladas de lixo reciclável retiradas pelos voluntários durante 8º mutirão Juntos pelo Rio e Contra o Aedes aegypti. O número superou as três toneladas recolhidas no ano passado e preocupou a organização. Já o lixo não reciclável totalizou quatro toneladas nesta edição.

“Nesta edição batemos recorde no número de voluntários e na quantidade de resíduos recicláveis retirados do rio. O volume de plástico foi muito grande e reforça a importância de Itajaí ter assinado a carta compromisso de Mares Limpos com a Organização das Nações Unidas para redução desse resíduo”, destaca Natália Pires, uma das organizadoras do mutirão.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Organizado pelo Município de Itajaí, por meio do Porto e do Semasa e com o apoio de instituições públicas e privadas, o Juntos Pelo Rio ocorreu no sábado, 23.mar.2019, e contou com a participação de 1.250 voluntários e 20 embarcações. Ao todo, mil pessoas participaram em Itajaí e outras 250 colaboraram na limpeza em Navegantes e Penha.

Durante toda a manhã os participantes recolheram resíduos das margens do rio Itajaí-Açu, na avenida Beira-Rio, no Molhe da Barra e na Praia do Atalaia. Também foram realizadas blitze educativas para combate do mosquito Aedes aegypti e oficinas de educação ambiental com crianças no Centreventos.

Os resíduos não recicláveis recolhidos na ação foram destinados ao aterro sanitário e os resíduos recicláveis foram doados à Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Material Reciclável da Foz do Rio Itajaí (Cooperfoz).

Mares limpos

Itajaí foi a primeira cidade da América Latina a assinar a carta compromisso Mares Limpos, da Organização das Nações Unidas (ONU), se propondo a aderir ao programa Lixo Zero e a trabalhar em conjunto com os municípios vizinhos para construção de uma política regional de redução do lixo marinho.

O compromisso também prevê a conscientização da população através de campanhas de educação ambiental, o fomento à iniciativa privada para realização de práticas sustentáveis, bem como a diminuição do uso de plástico nas atividades da Prefeitura.

A ONU estima que um caminhão de plástico é despejado nos oceanos a cada minuto. Em torno de oito milhões de toneladas de plástico, como garrafas e embalagens, entram nos mares a cada ano. Além disso, a estimativa é que em 2050 tenha mais plástico do que peixes nos oceanos caso não tenha uma mudança de comportamento da população.

Click CamboriúNotíciasMeio AmbienteJuntos pelo Rio retira nove toneladas de resíduos dos rios da região
PUBLICIDADE

Últimas notícias