• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Técnicos discutem primeiros resultados dos estudos sobre a Praia Central de BC

Equipe voltará ao ambiente para novas análises e aponta medidas mitigatórias

PUBLICIDADE
briozoarios
Arquivo

Pesquisadores do curso de Oceanografia da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), da Epagri e técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) de Balneário Camboriú, reuniram-se no dia 13 de maio, para discutir os primeiros resultados dos estudos sobre as arribadas de diatomáceas e briozoários (quando esses organismos marinhos surgem), na Praia Central de Balneário Camboriú (SC).

Na reunião, privada e exclusivamente técnica, foram apresentados os estudos fisiológicos dos organismos ocorrentes (macroalgas, microalgas e briozoários), as características que indicam preferências de desenvolvimento, assim como, os modelos hidrodinâmicos da enseada com destaques de pontos de maior circulação e áreas de retenção, que possam auxiliar na interpretação do acúmulo de organismos com potencial de ocorrência nas praias (arribadas).

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Uma vez determinado estes aspectos, o próximo passo da equipe técnica, de acordo com o professor da Univali Charrid Resgalla Jr., responsável pelos estudos, será voltar ao ambiente e, por imageamento, confirmar ou não a presença dos organismos nos locais indicados no estudo. Segundo o pesquisador, na reunião também houve ampla discussão sobre as medidas mitigatórias possíveis para o problema das arribadas em escalas de tempo imediata, com o uso de possíveis técnicas de limpeza das arribadas na praia, na zona de arrebentação (água) e até mesmo na barra do Rio Marambaia. Em médio e longo prazo, uma ação efetiva seria o saneamento da cidade.

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.

Click CamboriúNotíciasMeio AmbienteTécnicos discutem primeiros resultados dos estudos sobre a Praia Central de BC
PUBLICIDADE

Últimas notícias