BALNEÁRIO CAMBORIÚ – O filhote de baleia jubarte que apareceu enroscada em uma rede de pesca na Praia de Taquaras neste domingo, 11.jul.2021, pode ter se enroscado em Porto Belo. É o que explica o diretor de fiscalização ambiental de Balneário Camboriú, Matheus Rafaeli.
Matheus diz que a fiscalização do meio ambiente tomou conhecimento do caso na manhã desta segunda-feira (12), no mesmo horário em que o Click Camboriú publicou o vídeo da vã tentativa de resgate do animal, feito por populares. A partir deste momento saíram em busca da baleia, que foi avistada no costão da Praia de Taquaras.
Imediatamente foi acionado o Projeto de Monitoramento de Praias (PMP), um programa da Petrobras em parceria com a Univali, que estiveram no local junto a fiscalização e identificaram que o animal já estava morto cerca de dois.
Acredita-se que a baleia veio de outro lugar, visto que, conforme Matheus, a fiscalização de Balneário Camboriú tem trabalhado diariamente no combate à pesca irregular.
Um vídeo registrado há dois dias em Porto Belo, que mostra uma baleia ainda vida, enroscada em uma rede de pesca, evidencia a possível origem do incidente. “São as mesas características da de Porto Belo. A gente acredita que seja essa baleia aí”, esclarece Matheus.