O técnico mais jovem das Séries A e B do Brasil está em Balneário Camboriú. Matheus Costa retornou a Santa Catarina para comandar a equipe do Barra FC na próxima temporada. O treinador foi anunciado oficialmente pelo Clube nesta sexta-feira, 29, e vai liderar a equipe no Campeonato Catarinense e na Copa Santa Catarina, em 2022.
Aos 34 anos, o técnico do Pescador acumula bons resultados em seus trabalhos recentes em campeonatos estaduais e na Série B do Campeonato Brasileiro. Em 2017 subiu o Paraná Clube para a série A do Campeonato Brasileiro e em 2020, quando assumiu o Operário Ferroviário, teve a segunda melhor campanha do returno do campeonato.
Com o Confiança, em 2020, foi Campeão Sergipano de forma invicta e esse ano levou o Operário ao melhor aproveitamento do Campeonato Paranaense na fase classificatória, com um feito histórico de vencer as três equipes da capital no mesmo ano. O time ficou em 3º colocado na competição.
Matheus comandou ainda o Joinville e o Paysandu como técnico, integrou a comissão técnica de Levir Culpi, no Fluminense e teve passagem pelo Coritiba, como auxiliar técnico, Internacional e Athlético Paranaense. “Fiquei muito feliz com o convite e a oportunidade de trabalhar no Barra FC, um clube moderno com um excelente planejamento e que vem mostrando muito profissionalismo. A minha expectativa é a melhor possível. Quero desenvolver um trabalho a longo prazo e ajudar o clube a atingir seus objetivos”.
O executivo de futebol do Barra FC, Felipe Albuquerque, reconheceu a bagagem e a experiência do novo treinador. “O Matheus ingressou cedo no universo do futebol e, desde então, vem construindo uma trajetória vitoriosa. O time visa fortalecer a sua condição como formador de atletas e o Matheus está muito alinhado a este propósito”, comentou.
Além de liderar a equipe do Pescador, em sua estreia na elite do futebol catarinense, em 2022 Matheus também terá como desafio a conquista por vagas na Série D do Brasileiro e na Copa do Brasil. “Para esta temporada queremos um futebol que nos coloque no mesmo nível dos adversários da competição. Já estamos analisando e observando os atletas que poderão compor a equipe e que tenham condições de dar continuidade ao trabalho feito até aqui”, adiantou o técnico.
Matheus também ressaltou a capacidade dos profissionais que já atuam no Clube e disse que sente-se orgulhoso de poder contribuir com a equipe. “Eu vejo pessoas extremamente capacitadas e chego para somar. Queremos praticar um futebol que mantenha a identidade do Barra FC. Trata-se de um projeto gigantesco e sei da enorme responsabilidade que tenho pela frente”, afirmou.
Confira algumas conquistas do novo técnico do Barra FC
Paraná Clube
- 2017 – Acesso à Série A do Campeonato Brasileiro.
- 2019 – 6º lugar do Campeonato Brasileiro Série B.
Confiança-SE
- 2020 – Campeão Sergipano Invicto
Operário Ferroviário Esporte Clube
- 2020 – 8º lugar no Campeonato Brasileiro da Série B – A melhor classificação da história do Clube;
- 2021 – 3º lugar no Campeonato Paranaense, a melhor campanha na fase classificatória.