Nascida em uma família sem muitos recursos financeiros, Vanessa ficou grávida na adolescência e, aos 18, resolveu se prostituir para ajudar a família. Foi garota de programa por 5 anos em Balneário Camboriú, onde utilizava o pseudônimo Marise, e estima ter tido 5 mil parceiros neste período.
Ganhou notoriedade na mídia em 2006 com seu primeiro livro, no qual relata, entre outras coisas, parte de sua vida antes de deixar de ser garota de programa. Nos anos seguintes, tornou-se autora de outros cinco livros que abordam temas como sexo, comportamento, relacionamento e religião. Em 2007 e 2008, atuou também em três filmes adultos.
Se formou em enfermagem e fez pós-graduação em sexualidade. Foi coach de celebridades como Mulher Melão, Veridiana Freitas e Núbia Óliiver.
Foi colunista do site BDI – Bastidores da Informação a partir de 2011, onde teve a coluna “Consultório da Van”. Também foi consultora da Revista Playboy, e fez várias participações nos programas “Mulheres”, da TV Gazeta, e Melhor da Tarde, da Band.
Em 2012, Vanessa de Oliveira realizou protestos inusitados contra a pirataria de livros, os quais atraíram bastante a atenção da mídia no Brasil e no exterior. Em julho, fez topless em frente ao palácio do governo em Lima, no Peru, e no mês seguinte protestou e simultaneamente lançou seu sexto livro, aparecendo completamente nua com o corpo pintado em uma livraria da Avenida Paulista, em São Paulo.
Atualmente Vanessa dá cursos sobre empoderamento feminino, autoestima e empreendedorismo.
Vanessa já participou do programa do Jô, Agora é Tarde com Danilo Gentili, SuperPop | RedeTV!, Gabi Quase Proibida, Talk Show da Antônia Fontenelle e Provocações com Antônio Abujamra.