A guarnição do Corpo de Bombeiros de Itapema foi acionada por volta das 18h20min desta segunda-feira, 21, para atender um incêndio em vegetação nas margens da br-101, km 143. Ao chegar no local os bombeiros constaram que as chamas estavam se espalhando com velocidade, no sentido norte-sul.
Foi solicitado apoio do caminhão pipa da autopista e da guarnição de Balneário Camboriú, pois o fogo já havia se alastrado e tomado conta de uma área aproximada de 30 mil metros quadrados.
Após duas horas de combate e cerca de 20 mil litros de água, foram extintos todos os focos de incêndio e deixado o local em segurança.
Esse é o segundo incêndio florestal atendido em Itapema, às margens da BR-101, em três semanas. No último dia 29, os bombeiros utilizaram cerca de 10 mil litros de água para combater um incêndio no Morro da Calota, no Km 145 da BR-101, que por pouco não atinge uma casa no topo do morro. O local apresentava forte aclive, e estava com grande carga de vegetação seca. As chamas chegaram a atingir a altura de cerca de três metros.
Itajaí também tem sofrido com incêndios florestais. No dia 9 de outubro um incêndio consumiu cerca de 20 mil metros quadrados de vegetação rasteira no bairro Brilhante. Um mês depois, no dia 10 de novembro, outro incêndio foi combatido no bairro Brilhante, em vegetação nativa e plantio de eucalipto. O fogo consumiu a vegetação rasteira e troncos e galhos das árvores de uma área de aproximadamente 15 mil metros quadrados.