Na última quinta-feira, 25, a Guarda Municipal Ambiental de Itajaí foi acionada pela Central, relatando que dois animais estariam sofrendo maus-tratos na rua Paulo Valmor Severino, bairro Cidade Nova, onde no local funcionava um estabelecimento comercial.
De posse das informações, a guarnição se deslocou até o local, sendo localizado um cachorro de porte pequeno, pelagem média na cor marrom, enclausurado em um pequeno espaço feito de madeira, sem ventilação, sem luz, sem água e sem mobilidade.
O local onde o cão estava era totalmente insalubre, contendo fezes, urina, comida estragada e diversos resíduos. A guarnição ofereceu água ao cão, que tomou de forma desesperada, por quase um minuto ininterrupto.
Em outro cômodo, foi encontrado um cachorro de porte médio, pelagem curta nas cores preta, branca e marrom, preso em corrente curta, sem água, em local insalubre.
A guarnição acionou o INIS (Instituto Itajaí Sustentável), que compareceu ao local com o veterinário. Mediante laudo, o veterinário confirmou que os animais estavam sendo vítimas de maus-tratos, e foi realizado o resgate dos animais.
Além dos dois cães, foram encontrados um periquito debilitado, três canários belgas em gaiola insalubre (um deles com grave ferimento) e um pato em local insalubre. Também foi encontrado um canário belga morto jogado em um dos cômodos do local.
Os animais foram recolhidos pelo INIS, e os responsáveis foram encaminhados pela Guarda Municipal à delegacia de polícia.