O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) cumpriu oito mandados de Busca e Apreensão na manhã desta sexta-feira, 30/6, nas cidades de Itajaí e Balneário Camboriú. Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Itajaí.
As investigações, que tramitam sob sigilo, sugerem a possível participação de um agente público de Itajaí, além de outros servidores públicos e particulares, na prática de concussão – crime que envolve a exigência de vantagem indevida para si ou para outra pessoa – e fraude em contrato público.
Os fatos estão sendo investigados em um procedimento investigatório criminal (PIC) instaurado na 9ª Promotoria de Justiça da Comarca de Itajaí, focado na apuração de crimes contra a administração pública.
O GAECO é uma força-tarefa formada pelo Ministério Público, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar. Sua missão é o combate especializado a organizações criminosas e outros crimes associados ou de maior complexidade.