A semana em Santa Catarina começou com chuva, conforme previsto pela Defesa Civil do estado. A partir de quarta-feira, 12, a formação de um novo ciclone extratropical no Sul do país mantém a condição de chuva, especialmente em áreas fronteiriças com o estado do Rio Grande do Sul.
A chuva se intensifica ao final do dia, com força moderada a forte, e pode ser acompanhada de temporais com raios, rajadas de vento e chances de granizo. Esta condição se estende para as demais regiões de Santa Catarina na madrugada de quinta-feira, 13, e influenciará na intensidade dos ventos, especialmente a partir do período da tarde.
As condições do mar também mudam, ficando agitado principalmente do Litoral Sul à Grande Florianópolis. O risco de ocorrências associadas a chuvas intensas e volumosas, fortes rajadas de vento e mar agitado e ressaca é de moderado a alto.
Por isso, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina alerta para os cuidados necessários para evitar acidentes, entre eles: evitar atividades marítimas, redobrar a atenção no trânsito, monitorar os boletins climáticos da sua região, verificar se há acúmulo de lixo ou sedimentos que podem obstruir o escoamento da água da chuva, e planejar uma comunicação efetiva com familiares e conhecidos em caso de emergência.
Em casos de níveis de água elevados, é aconselhado desligar a energia elétrica (quadro de luz), o gás e também a rede de água. Se possível e/ou indicado pela Defesa Civil do seu município, evacue sua residência.
Diante de qualquer movimentação de solo, como rachaduras ou quedas de muros, árvores caídas ou em risco de queda, saia do local e acione o Corpo de Bombeiros Militar pelo 193 ou a Defesa Civil pelo 199 para avaliação de risco.