A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Saúde, começa nesta segunda-feira (31), no Centro de Diagnose do Município, um mutirão que pretende zerar a fila de espera para exames de tomografia.
“Estamos com cerca de 900 pacientes na fila e pretendemos zerá-la nos próximos dois meses. Determinei à Secretaria de Saúde as medidas necessárias para acelerar esta e outras filas de exames”, afirma o prefeito Fabrício Oliveira.
O secretário de Saúde, Omar Tomalih, reforça que a redução das filas de espera é prioridade e que a prefeitura buscará diferentes estratégias para isso, seja por meio de mutirões, parcerias ou terceirização. “A saúde é prioridade e não é admissível que uma pessoa espere tanto tempo para realizar um exame. Com essa determinação do prefeito Fabrício, vamos fazer frente à fila de espera de tomografia. Também já estamos realizando outras ações para melhorar a situação de outras filas no município, como a de cataratas, por exemplo”, detalha o secretário.
Para agilizar o processo, a prefeitura contratou uma empresa terceirizada para emitir os laudos das tomografias. Serão realizados 20 exames por dia, totalizando 100 exames semanais e 400 mensais. Nos sábados, também haverá mutirão durante meio período, com a realização de 30 atendimentos por dia.
“A partir desta segunda-feira (31), a equipe da Central de Regulação já está entrando em contato por telefone com os pacientes que estão na fila para confirmar e marcar as datas dos exames. Após receber a ligação, o paciente deverá ir até a Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu bairro, com a requisição médica e documento com foto, para retirar o comprovante do agendamento”, explica o secretário.
Os pacientes também podem verificar sua posição na fila de espera para qualquer exame, procedimento ou consulta no Portal da Transparência, no site da Prefeitura. Se houve mudança recente de endereço ou telefone, o paciente deve atualizar seus dados na unidade de referência de seu bairro.
O Centro de Diagnose está localizado na Rua Angelina, anexo ao Hospital Ruth Cardoso, no Bairro dos Municípios.