Durante os eventos de Carnaval, a cidade de Camboriú se tornou o cenário de um sofisticado esquema de fraude utilizando máquinas de cartão de crédito. Segundo relatos, pelo menos 13 indivíduos foram vítimas do chamado “golpe da maquininha”.
Golpistas aproveitaram o clima festivo para executar o esquema fraudulento, visando participantes desprevenidos nas entradas e saídas das baladas. Utilizando máquinas de cartão de crédito adulteradas, os criminosos conseguiram fazer pelo menos 13 vítimas durante o período carnavalesco.
O modus operandi dos fraudadores envolvia a abordagem de foliões com a oferta de produtos ou serviços. Ao proceder com o pagamento via cartão de crédito, utilizavam máquinas de cartão manipuladas para clonar os dados financeiros dos incautos.
Diante dessa onda de fraudes, as autoridades locais e especialistas em segurança cibernética reforçam a importância de medidas preventivas. Entre as recomendações, destaca-se a verificação da autenticidade das máquinas de cartão antes de qualquer transação e que os consumidores estejam atentos a qualquer comportamento suspeito por parte de vendedores ambulantes.
Adicionalmente, é aconselhado que os consumidores monitorem suas transações bancárias com frequência, visando identificar e contestar quaisquer atividades suspeitas o mais rápido possível.