A noite desta segunda-feira (20) é de tempo estável em todas as regiões de Santa Catarina. A influência de uma massa de ar seco e frio garante a ausência de nuvens na maioria das regiões, exceto no Planalto Norte e Litoral Norte, onde há maior nebulosidade. Esse cenário intensifica o resfriamento por perda radiativa, resultando na diminuição das temperaturas, que pouco antes das 20h já marcavam entre 3°C e 10°C no Planalto Sul, 7°C a 13°C no Grande Oeste e de 12°C a 17°C nas demais regiões, sendo mais altas nas áreas costeiras. Os ventos variam de sul a leste com fraca intensidade.
Nas próximas horas, as temperaturas continuarão a diminuir, com condições para a formação de geada localizada em áreas da Serra. Embora a nebulosidade aumente nas áreas ao norte e nordeste do estado, o tempo permanecerá firme. Não há risco para ocorrências meteorológicas significativas.
De acordo com a equipe de meteorologia da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC), Santa Catarina começa a semana com predomínio de tempo firme. A massa de ar frio e seco mantém o clima ensolarado, com pouca variação de nebulosidade, manhãs frias e tardes amenas. Ao longo da semana, as temperaturas devem subir gradualmente.
Essas condições de tempo firme permanecem pelo menos até quinta-feira, 23 de maio, quando o processo de formação de uma frente fria começará a alterar as condições do tempo. Na manhã de quinta, os ventos ganharão força do Grande Oeste ao Planalto Sul devido ao processo de formação da frente fria. Espera-se ventos de norte a noroeste, com velocidades médias em torno de 30 km/h e rajadas entre 50 km/h e 70 km/h, representando riscos para destelhamentos, quedas de galhos e árvores, e danos na rede elétrica.
Na noite de quinta-feira, 23 de maio, temporais e chuvas intensas são esperados nas áreas mais próximas do estado do Rio Grande do Sul, especialmente no Grande Oeste. Estes temporais avançarão rapidamente para as demais regiões catarinenses.
Entre a madrugada e manhã de sexta-feira, 24 de maio, o sistema deverá atingir as regiões do Meio-Oeste e Planaltos, avançando para o Litoral até o início da tarde. Devido à intensidade das chuvas, são esperados alagamentos e enxurradas, com maior risco no Grande Oeste e Planalto Sul. A sexta-feira terminará com a entrada de mais uma massa de ar seca e fria na região, provocando queda acentuada nas temperaturas e sensação de frio.
Esse sistema também causará ventos fortes na sexta-feira, 24 de maio, mesmo após o enfraquecimento das chuvas. Nas áreas litorâneas entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, os ventos soprarão de sudoeste, com velocidades médias em torno de 30 km/h e rajadas entre 50 km/h e 70 km/h. Como resultado, espera-se agitação marítima, com ondas de até 3,0 metros, risco de ressaca e alagamentos costeiros devido à elevação da maré. Há riscos para atividades de navegação e pesca, esportes náuticos e erosão costeira.
A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil reitera a necessidade de acompanhar diariamente os avisos e boletins de previsão do tempo devido às constantes atualizações nos modelos meteorológicos.