Na manhã desta sexta-feira, 19 de julho, um incêndio em um compressor estacionário de grande porte mobilizou equipes de bombeiros no bairro Tabuleiro, em Camboriú. O incidente ocorreu na Avenida Santa Catarina, número 1151, dentro de um complexo de edifícios em construção. A ocorrência foi atendida pelas guarnições do Corpo de Bombeiros Militar de Balneário Camboriú, que enviaram as viaturas ABTR-122, ABTR-108 e AR-122 ao local.
Ao chegar no local, os bombeiros confirmaram que o compressor, movido por um motor a diesel de 6 cilindros, estava em chamas. As chamas já haviam causado o rompimento do tanque de combustível, atingindo alturas de até 15 metros.
Para combater o incêndio, as equipes utilizaram uma adutora e divisor com duas linhas de ataque. A linha da direita, com 1 1/2 polegadas, foi utilizada com água, enquanto a linha da esquerda, equipada com Propack, ajudou no controle inicial das chamas. Após o fogo ser parcialmente controlado, uma terceira linha de ataque direta, de 2 1/2 polegadas, foi montada para combater a propagação do fogo na mata a 20 metros de distância.
Um combatente foi enviado morro acima com um abafador para extinguir novos focos de incêndio. Ao todo, foram utilizados 7 mil litros de água e 20 litros de líquido gerador de espuma (LGE).
O responsável pela empresa informou que o fogo começou no interior do compressor, especificamente na porta lateral esquerda, onde o tanque de combustível está localizado. Tentativas iniciais de controle com três extintores PQS de 4kg não foram bem-sucedidas, o que levou ao acionamento do Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.