Na terça-feira (06/08), a Polícia Civil de Santa Catarina, em colaboração com a Polícia Civil do Estado de Sergipe, deflagrou uma operação policial para investigar fraudes contra Tribunais de Justiça. A operação envolveu as delegacias de Repressão aos Crimes de Informática e Defraudações, ambas da Diretoria Estadual de Investigações Criminais.
Em Balneário Camboriú, os agentes cumpriram um mandado de prisão e um mandado de busca e apreensão contra um suspeito considerado o líder de uma organização criminosa. O indivíduo, que estava sob prisão domiciliar, é acusado de falsificar documentos públicos e desviar milhões de reais dos cofres públicos. Ele também é apontado como mentor intelectual de fraudes contra o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) do Rio de Janeiro e figura central na Operação Juízo Paralelo, conduzida pela Polícia Federal, que estima um prejuízo de 62 milhões de reais.
A operação nacional resultou na execução de 29 mandados de prisão preventiva e 42 mandados de busca e apreensão em diversos estados do Brasil. Além da detenção do líder, foram apreendidos aparelhos eletrônicos que serão enviados à Polícia Civil de Sergipe para prosseguimento das investigações.