• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Governador Jorginho Mello monitora situação das chuvas em Santa Catarina e reforça medidas preventivas

Reunião com autoridades estaduais para monitorar a situação das chuvas que atingem o estado aconteceu nesta quarta-feira, 09

PUBLICIDADE

Na manhã desta quarta-feira, 9 de outubro, o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, realizou uma reunião com autoridades estaduais para monitorar a situação das chuvas que atingem o estado. A previsão é de que até sexta-feira, 11, o volume de precipitação fique entre 150 mm e 200 mm, sem que haja concentração intensa em um único período. O encontro contou com a presença do secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, coronel Fabiano de Souza, e do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Fabiano Bastos.

Apesar da previsão de chuvas significativas, o governador pediu calma à população, mas ressaltou a importância de estar atenta às condições climáticas e a possíveis sinais de deslizamentos ou transbordamento de rios. “Não há motivo para desespero, mas é fundamental que todos fiquem atentos para se proteger. O foco agora é a prevenção, e nossa Defesa Civil está preparada para agir, caso necessário,” declarou Jorginho Mello.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Medidas de prevenção e prontidão

O secretário Fabiano de Souza destacou que o Governo do Estado já vinha coordenando ações preventivas com outras secretarias e órgãos estaduais. Ele enfatizou que a expectativa é que os impactos das chuvas não sejam tão graves quanto em outubro de 2023, mas alertou para a possibilidade de alagamentos, inundações localizadas e deslizamentos. “Estamos com toda a estrutura do Estado em prontidão, envolvendo Segurança Pública, Saúde, energia, água e saneamento,” explicou o secretário.

O trabalho de monitoramento e prevenção está especialmente focado em áreas mais vulneráveis, como o Vale do Itajaí e o Litoral Norte, onde há previsão de volumes significativos de chuva. “Emitimos alertas para todas as regionais e prefeituras, reforçando a atenção nas áreas suscetíveis,” completou Fabiano de Souza.

Força-Tarefa dos Bombeiros preparada

As equipes de Força-Tarefa do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) estão preparadas para atuar em caso de agravamento das condições meteorológicas. Batalhões de Canoinhas, Lages, Rio do Sul e Curitibanos estão em alerta para atender emergências nas regiões mais afetadas pelas chuvas.

“Estamos com uma linha de trabalho pronta para enfrentar eventuais emergências. As Forças-Tarefa e os recursos estão dispostos de maneira estratégica para atender à população,” afirmou o comandante-geral do CBMSC, coronel Fabiano Bastos das Neves.

O governo catarinense continuará monitorando a situação ao longo dos próximos dias, garantindo que todas as medidas preventivas sejam tomadas e que a resposta a possíveis adversidades seja rápida e eficaz.

Click CamboriúClimaGovernador Jorginho Mello monitora situação das chuvas em Santa Catarina e reforça...
PUBLICIDADE

Últimas notícias