O vereador Eduardo Zanatta, do Partido dos Trabalhadores (PT), publicou neste domingo (12), em suas redes sociais, um vídeo em que aparece participando de um churrasco no diretório do partido em Balneário Camboriú, Santa Catarina.
No vídeo, Zanatta cita uma promessa feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a campanha presidencial de 2022:
“Na campanha de 2022, o presidente Lula prometeu que a população voltaria a comer picanha e tomar uma cervejinha gelada. Agora vemos a realidade com a retomada dos empregos e da renda do povo brasileiro. Estamos aqui, no diretório do PT, servindo picanha.”
No entanto, dados do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que o preço da picanha e da cerveja sofreu alta considerável em 2024. As carnes, em geral, registraram aumento de 20,84% no período, enquanto a picanha, especificamente, subiu 8,74%. Já o preço da cerveja teve um reajuste de 4,5%.
Publicação gerou revolta e comentários negativos de seguidores
A publicação do vereador gerou críticas nos comentários do seu vídeo, considerado por muitos com tom inadequado diante do cenário econômico atual. As críticas foram publicadas tanto na publicação original no perfil do petista, quanto no vídeo republicado pelo Click Camboriú.
Um dos comentários afirmou: “Deveria ter vergonha, Sr. Vereador, usando dinheiro público e fazendo piada com a cara do brasileiro. O post foi nojento.”
Até o momento, Zanatta não se manifestou sobre as críticas.