Na noite de segunda-feira (13), o influenciador fitness Toguro reuniu centenas de fãs no Pontal Norte, em Balneário Camboriú, após divulgar nas redes sociais um convite para a distribuição de 500 camisetas de sua marca.
O encontro estava marcado para ocorrer às 22h, em frente à roda gigante, e não tinha autorização da prefeitura nem das forças de segurança, o que levou à dispersão do público pelas autoridades.
Toguro chegou ao local por volta das 22h30min, mas, a pedido da Guarda Municipal, não permaneceu na área. Apesar disso, sua passagem causou tumulto, e agentes de trânsito utilizaram spray de efeito moral para dispersar a multidão.
Durante a ação, um motociclista colidiu com a lateral de uma viatura, avançou contra os agentes e desacatou um servidor, sendo detido em seguida.
Não pôde parar
Toguro estava à bordo do carro do casal de influenciadores locais, Filipe Galetto e Juliana Fochesatto. Galeto que estava ao volante recebeu a orientação dos agentes de trânsito para que não parassem e não desembarcassem.
Em suas redes sociais Galetto disse que já realizou ações como essa mas ficou surpreso com a adesão do público. “Já fizemos uma ação dessa com o Dianho três anos atrás, e fez fila, veio pessoal de todo lado, mas dessa vez foi muito maior. A GM nos orientou a não desembarcar e as pessoas se jogavam em cima do carro”, disse o influenciador. A companheira de Galetto também se surpreendeu: “subiram no teto do nosso carro, pensei que a gente ia morrer. Que loucura, eu não esperava por isso. Foi uma cena de filme”, disse Juliana.
Mudança de local
Seguindo as orientações, Toguro optou por mudar o local da ação e seguiu inicialmente para Praia Brava, onde atendeu aos fãs e depois para a Barra Sul em frente ao TAJ Bar. “Tô aqui. Vou espalhar camisa pela cidade pra não dar aglomeração, hein”, avisou o influenciador através de sua rede social.
Toguro elogia atuação da PM após críticas à Guarda Municipal
Uma viatura da Polícia Militar também esteve presente na ação na Barra Sul. Toguro elogiou o trabalho dos policiais e a boa conduta das abordagens de segurança. “Queria agradecer a galera da PM que deu todo um suporte ali no finalzinho. Pensei que eles iam embaçar, mas graças a Deus, tudo tranquilo. PM é outra história, mano. PM deu moral ora nós ali, ó. Aulas pra PM aí de Balneário”, agradeceu.
Na semana anterior ele havia tecido críticas à abordagem da Guarda Municipal em uma ação que resultou na sua detenção. Na ocasião, o influenciador criticou a GM, alegando que a abordagem foi exagerada e desrespeitosa.
Toguro foi algemado sem resistir, conduzido em uma viatura e teria sido tratado de forma agressiva por uma agente feminina. “Ela foi totalmente mal-educada comigo. Vou na corregedoria porque fui lesado e abusado. Em pleno 2025, o ano do amor, a gente ainda passa por isso?”, questionou.
Apesar de ter prometido tomar medidas legais após a detenção, na segunda-feira, antes de ir ao encontro de seus seguidores, Toguro publicou um story dizendo que havia desistido de processar os agentes que realizaram a abordagem supostamente abusiva. “Processo é algo ruim. Nunca processei alguém e não é agora que eu vou processar a galera de trânsito e a ‘GCM’ (sic). Os envolvidos, durmam tranquilo”, pacificou.
Após realizar a distribuição dos brindes na Barra Sul, Toguro seguiu para Florianópolis, onde pegou o voo de volta para casa.