A prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan, decretou nesta quinta-feira (16) estado de emergência em função das fortes chuvas que atingem a cidade. O Decreto nº 12.034/2025 mobiliza a Defesa Civil para executar o Plano Emergencial de Respostas aos Desastres, enquanto voluntários são convocados para reforçar as ações e participar de campanhas de arrecadação.
As chuvas provocaram o fechamento das principais avenidas e causaram alagamentos em todos os bairros do município.
Equipes da Defesa Civil estão em atuação para garantir a segurança dos moradores, enquanto o Grupo de Resposta e Ações Coordenadas (GRAC) foi acionado. O Corpo de Bombeiros também mobilizou equipamentos de socorro para a Secretaria Municipal de Segurança, além de solicitar reforços.
Na Rua Pica-pau, uma família precisou ser retirada de casa devido à gravidade da situação. Três abrigos emergenciais estão sendo preparados nos bairros Ariribá, Municípios e Barra, sob responsabilidade da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família.
Recomendações à população
A Prefeitura orienta que os moradores permaneçam em casa e, em casos de emergência, entrem em contato com os seguintes canais: Defesa Civil: 153 ou 199; Corpo de Bombeiros: 193 Polícia Militar: 190
Atendimento de Saúde comprometidos
Por conta das chuvas várias Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão sem atendimento, incluindo as dos bairros Estados, Barra, Vila Real, São Judas, Estaleiro, Estaleirinho e Taquaras. O Centro Odontológico Especializado (COE) e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS AD) da Quinta Avenida também suspenderam os serviços.