Na tarde desta quinta-feira (16), o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) informou a mobilização de equipes especializadas em resposta a desastres para lidar com as consequências das chuvas intensas que atingem o litoral norte catarinense e a Grande Florianópolis. Até as 15h, foram registrados 123 atendimentos relacionados ao evento climático, que afetou 244 pessoas.
Para reforçar as operações, quatro Forças-Tarefa (FTs), especializadas em busca e resgate em enchentes e enxurradas, foram acionadas:
- Duas células da FT 13, de Balneário Camboriú;
- Uma célula da FT 7, de Itajaí;
- Uma célula da FT 3, de Blumenau;
- Uma célula da FT 10, de São José.
Municípios afetados e números de atendimentos
As operações já foram realizadas em cidades como Balneário Camboriú, Camboriú, Itapema, Itajaí, Tijucas, Governador Celso Ramos e Florianópolis. Entre as principais ações estão o resgate de pessoas e animais ilhados, a desobstrução de vias e intervenções em pequenos deslizamentos.
Atendimentos registrados:
- 7º BBM: 8 ocorrências;
- 10º BBM: 17 ocorrências;
- 13º BBM: 96 ocorrências.
O comandante interino da 1ª Região de Bombeiro Militar (1ª RBM), tenente-coronel Zevir Anibal Cipriano Junior, destacou o compromisso das equipes com a segurança e recuperação das áreas afetadas:
“Estamos empenhados no atendimento de todas as ocorrências, com guarnições para apoio aos municípios mais severamente atingidos. Também estamos de prontidão para colaborar na recuperação das áreas, como a limpeza de ruas e reestruturação das cidades.”
Recomendações à população
O CBMSC reforça a importância de seguir os alertas emitidos pela Defesa Civil e evitar deslocamentos desnecessários. Em caso de emergência, o contato deve ser feito pelo número 193.