O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), esteve em Balneário Camboriú no início da tarde deste sábado (18). A visita teve como objetivo entregar itens de assistência humanitária solicitados pela gestão municipal à Defesa Civil Estadual para atender à população afetada pelas enchentes recentes.
A entrega foi realizada na Casa da Família, onde as doações estão sendo armazenadas. O governador foi recebido pela prefeita Juliana Pavan (PSD), pelo secretário de Assistência Social, Mulher e Família, Omar Tomalih, e por vereadores do município.
No total, foram entregues 200 cestas básicas, 100 kits de limpeza, 50 colchões de solteiro, 50 colchões de casal, 50 kits de acomodação para solteiro, 50 kits de acomodação para casal e 100 kits de higiene pessoal. Os itens foram solicitados pela prefeita na última sexta-feira (16).
Segundo o secretário de Defesa Civil Estadual, o prazo habitual para entrega dos itens é de até 48 horas após o pedido. Contudo, devido à urgência da situação, a entrega foi realizada em menos de 24 horas. A prefeitura formalizou o pedido um dia após o decreto de emergência.
Divergência em relação a arrecadação
Em vídeo enviado pela Secretaria de Comunicação da prefeitura, a prefeita Juliana Pavan, em conversa com o governador, disse que a quantidade solicitada é pouco para a demanda do município. “A quantidade que nós pedimos é uma média. E, desculpa governador, é pouco ainda para o que a gente precisa”, disse a prefeita ao governador, que prontamente respondeu: “Mas é só pedir prefeita”.
Durante o momento em que os itens eram recebidos, o perfil oficial da prefeitura publicou um agradecimento a população que doou e informou aos que ainda desejam fazer doações, que destinem ao município de Camboriú.
Ajuda de outros municípios
Na noite de sexta-feira (17) uma equipe do município esteve em Balneário Camboriú para auxiliar nos trabalhos de limpeza e reconstrução, mas foram redirecionados para atuar em Camboriú, onde a situação ainda exige maior assistência.
Conforme informado pela comunicação municipal, servidores vindos dos municípios de Chapecó e Criciúma são aguardados neste sábado e dividirão suas atividades entre as duas cidades.
Pedido de recursos para reconstrução
A prefeita Juliana Pavan aproveitou a ocasião da presença do governador para solicitar auxílio do governo do estado através de recursos para a reconstrução do Núcleo de Educação Infantil Recanto dos Passarinhos no bairro das Nações e da Unidade Básica de Saúde da Vila Real que tiveram suas estruturas comprometidas pela chuva.