A Prefeitura de Balneário Camboriú e a empresa BC Big Wheel chegaram a um acordo sobre a situação do Deck do Pontal Norte, interditado desde 21 de janeiro por problemas estruturais. Durante reunião realizada na terça-feira (4), ficou decidido o cancelamento de todos os atos relacionados ao aditivo do Termo de Compromisso 004/2019, que atribuía à empresa a execução de sete medidas compensatórias em troca da isenção de responsabilidade pela manutenção do deck.
Com essa mudança, a Prefeitura assumirá a responsabilidade pelas obras de recuperação do espaço, incluindo a reformulação do acesso à Roda Gigante, reforço na ponte Leopoldo Zarling e instalação de segurança noturna no deck. A BC Big Wheel, por sua vez, continuará responsável pela urbanização da área pública na cabeceira da ponte, onde construirá um imóvel que será doado ao município para serviços de utilidade pública.
O Deck do Pontal Norte foi interditado pela Defesa Civil após constatação de riscos estruturais. Em 2024, ainda na gestão anterior, foi lançado um processo licitatório para reparos, no valor de R$ 680.127, mas a nova equipe da Secretaria de Obras identificou que esse edital não contemplava a recuperação dos pilares e do guarda-corpo, elementos essenciais para a segurança do local.
Agora, um novo processo licitatório será aberto para contemplar todas as adequações necessárias, sem previsão de prazo para a reabertura do deck.
Outro ponto esclarecido pela Prefeitura diz respeito à madeira apreendida pelo IBAMA, anteriormente divulgada como material a ser utilizado na obra. A Secretaria de Obras informou que o material não atende às especificações necessárias para a reforma do deck e será destinado a outros projetos de infraestrutura pública.
A Prefeitura ainda não estipulou um prazo para a nova licitação, mas reforçou que está trabalhando para garantir uma solução definitiva para a recuperação do Deck do Pontal Norte.