• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Projeto de lei propõe uma árvore plantada para cada residência em Santa Catarina

Deputado apresenta projeto para reflorestamento proporcional ao número de domicílios em SC

PUBLICIDADE

O deputado Padre Pedro Baldissera (PT) protocolou na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) o primeiro projeto de lei de 2025, que propõe o plantio de espécies nativas de árvores em áreas públicas, na mesma proporção do número de domicílios em cada município do estado.

Batizado de Programa Estadual de Reflorestamento Proporcional ao Número de Domicílios, o projeto tem como meta plantar cerca de 3,5 milhões de árvores, equivalente ao número de residências em Santa Catarina, conforme dados do IBGE de 2022.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

“Para cada casa de Santa Catarina, uma árvore plantada em área pública. Assim, pretendemos cultivar milhões de novas árvores. É uma iniciativa simples, mas poderosa: para cada casa, uma árvore! O objetivo é claro: promover o reflorestamento com espécies nativas”, declarou o deputado.

A iniciativa visa combater problemas ambientais graves, como desmatamento, crise climática e escassez hídrica, além de melhorar a qualidade do ar e contribuir para a biodiversidade do estado.

“O reflorestamento é uma das estratégias mais eficazes para combater o aquecimento global, proteger a biodiversidade e garantir água de qualidade para as futuras gerações”, acrescentou Padre Pedro.

Como será a implementação do programa?

O projeto de lei ainda precisa passar pelas comissões temáticas da Alesc antes de ser votado em plenário. Caso seja aprovado, os municípios ficarão responsáveis pela execução do programa, em parceria com o governo estadual.

A proposta prevê que as mudas sejam produzidas prioritariamente pelas escolas agrícolas estaduais, que atuarão como núcleos de apoio à implementação da iniciativa, com suporte técnico do Estado.

Padre Pedro reforça que a ação pode gerar impactos ambientais e sociais positivos:

“Mais ar puro, menos erosão, mais sombra, mais vida! Sabemos que plantar uma árvore é plantar esperança. E que cuidar do meio ambiente é cuidar da nossa própria casa”, concluiu o parlamentar.

O projeto será analisado nas próximas semanas e poderá passar por ajustes antes da votação final.

Click CamboriúPolíticaProjeto de lei propõe uma árvore plantada para cada residência em Santa...
PUBLICIDADE

Últimas notícias