• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Prefeitura apaga vídeo que negava aumento do IPTU e Naifer comemora ‘vitória da transparência’

Vereador aponta que oposição desmascarou desinformação do governo sobre aumento do imposto

PUBLICIDADE

Após a prefeitura de Balneário Camboriú apagar um vídeo oficial publicado em seu Instagram, no qual negava que o IPTU teria aumento, o vereador Naifer Neri (NOVO) afirmou que a remoção ocorreu devido à pressão da oposição e aos questionamentos sobre a veracidade das informações divulgadas.

Segundo o parlamentar, o vídeo do governo municipal afirmava que não haveria reajuste no imposto, mas ele e outros vereadores contestaram a afirmação, argumentando que a nova Planta Genérica de Valores (PGV) resultaria em aumentos significativos no IPTU, mesmo com a redução das alíquotas.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A declaração foi feita na sessão ordinária da Câmara de Vereadores nesta terça-feira (18). Da tribuna, Naifer comemorou a remoção do vídeo e classificou o episódio como “uma vitória da transparência e do combate à desinformação”.

“Depois de um vídeo publicado nas redes sociais do governo afirmando que não haveria aumento do IPTU, nós fomos às redes sociais questionar essa informação e apontamos que não existe uma alíquota fixa de 2,5% no IPTU. Ontem, a Prefeitura Municipal removeu o vídeo, reconhecendo que estávamos certos: sim, há aumento do IPTU em nossa cidade. Essa é uma vitória da transparência e do combate à desinformação. Órgãos oficiais não podem divulgar informações falsas para a sociedade”, discursou Naifer.

O vereador também compartilhou um vídeo em suas redes sociais reforçando a acusação, com a legenda:

“Depois do governo publicar um vídeo falando que não haveria aumento do IPTU, fomos às redes sociais questionar essa narrativa. Ontem, a prefeitura REMOVEU o vídeo de suas redes sociais, reconhecendo que estávamos certos!”

Vídeo da prefeitura afirmava que IPTU não aumentou

No dia 07 de fevereiro, a prefeitura publicou um vídeo oficial em suas redes sociais alegando que não havia aumento do IPTU e que as críticas à nova PGV seriam fake news. No material, o governo sustentava que a cidade seria dividida em sete setores com taxas entre 1,3% e 0,35%, em vez da alíquota de 2,5% aplicada anteriormente.

A publicação rapidamente gerou repercussão negativa entre moradores e parlamentares da oposição. Nos comentários, contribuintes questionaram por que a prefeitura não divulgava os valores finais e como seria o impacto real nos boletos do IPTU.

Diante da reação, Naifer Neri foi um dos primeiros a rebater a publicação e em vídeo acusou a prefeitura de tentar minimizar os efeitos da nova PGV. Segundo ele, a gestão municipal manipulou a narrativa ao ignorar que a atualização do valor venal dos imóveis elevaria o imposto mesmo com a redução das alíquotas.

“A Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú está utilizando as redes oficiais para desinformar a sociedade. Onde consta essa alíquota fixa de 2,5% no Código Tributário Municipal? Isso não existe! O IPTU sempre foi calculado com base em 1,5% sobre o valor venal do terreno e 1% sobre o valor da edificação. Eles estão criando essa narrativa para justificar o aumento absurdo do imposto e minimizar o impacto na população.”

Oposição denuncia aumento e pede transparência

A polêmica sobre o IPTU começou com a aprovação da nova PGV, em sessão extraordinária realizada na segunda-feira (3). O projeto, enviado pela prefeita Juliana Pavan (PSD), foi aprovado sem que houvesse tempo hábil para a população avaliar seus impactos financeiros, segundo a oposição.

Durante a votação, Naifer já havia alertado para a falta de transparência e para o aumento expressivo do imposto em determinadas regiões. Em determinado momento Naifer chegou a desafiar a prefeitura aa provar que não houve aumento.

“Qualquer informação por parte da prefeitura é duvidosa. No nosso Código Tributário Municipal, não existe alíquota fixa de 2,5% para o IPTU. Desafio a gestão a provar onde buscaram essa informação.”

Prefeitura apaga vídeo após repercussão negativa

Com a crescente pressão nas redes sociais, a prefeitura apagou o vídeo oficial, na última segunda-feira, 17, sem dar explicações sobre os motivos da remoção. Para Naifer, isso demonstra que o governo reconheceu que a informação divulgada era falsa e que a pressão da oposição surtiu efeito.

Até o momento, a gestão municipal não se pronunciou sobre a retirada do vídeo.

Click CamboriúPolíticaPrefeitura apaga vídeo que negava aumento do IPTU e Naifer comemora 'vitória...
PUBLICIDADE

Últimas notícias