A Secretaria de Segurança e Ordem Pública de Balneário Camboriú, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito (BC Trânsito), está conduzindo estudos para reestruturar o serviço de estacionamento rotativo na cidade. A medida busca equilibrar a operação, que atualmente registra um déficit financeiro significativo e impacta o financiamento do transporte coletivo gratuito, o BC Bus.
Atualmente, há 7.277 vagas autorizadas no município, sendo 1.277 a mais do que o previsto em contrato. No entanto, apenas quatro mil estão ativas. A cidade possui 262 parquímetros instalados, mas 230 estão em uso.
“Hoje, a operação é financeiramente deficitária, sendo que deveria custear a Tarifa Zero do BC Bus. Em 2024, pagamos R$ 4.466.282,90 e arrecadamos apenas R$ 3.519.782,04, gerando quase um milhão de reais de prejuízo ao município. Do total arrecadado, 79,8% veio de pagamentos via aplicativo, 19,6% de parquímetros e 0,6% de pontos de venda, sendo que, em vistoria, nenhum dos 10 pontos informados estava operando. Além disso, 82,8% dos custos totais da operação são referentes à locação dos parquímetros”, explicou o secretário de Segurança e Ordem Pública, Evaldo Hoffmann.
Em 2024, foram registrados 58.238 autos de infração no sistema rotativo, com uma arrecadação de R$ 11.369.804,74. Hoffmann ressaltou que as autuações não são imediatas:
“O veículo fiscalizador passa pelo local e identifica os automóveis estacionados de forma irregular. Após 20 minutos, se o pagamento do estacionamento ainda não tiver sido efetuado, o auto de infração é emitido. Esse procedimento segue uma ação civil pública vigente no município”, afirmou.
Quatro cenários em estudo para reestruturação do sistema
A equipe técnica do BC Trânsito já levantou quatro possíveis cenários para otimizar o sistema rotativo e reduzir os custos operacionais. As alternativas incluem redução no número de parquímetros e maior incentivo ao uso do aplicativo para pagamento do estacionamento. Além disso, está sendo analisada a implantação de zonas tarifárias diferenciadas conforme a demanda de cada região da cidade.
“Hoje temos um sistema único, com tarifa de R$ 2,00 por hora em toda a cidade. No entanto, a região comercial central exige maior rotatividade das vagas. Nesta mesma área, estacionamentos privados cobram entre R$ 15 e R$ 20 por hora. Com base nos dados de 2024, é possível reformular todo o sistema para torná-lo mais eficiente, superavitário e compatível com a realidade da cidade, além de auxiliar no custeio do BC Bus, que hoje opera com déficit”, finalizou o secretário.