A Prefeitura de Balneário Camboriú realizará, na próxima sexta-feira (25), a transferência simbólica da sede administrativa para a região Sul, conforme estabelece a Lei Ordinária nº 4.975/25, sancionada pela prefeita Juliana Pavan. A iniciativa valoriza o patrimônio histórico e cultural do Bairro da Barra, local de origem da fundação do município.
A programação inicia às 8h, com um ato cívico na Escola Estadual Professora Francisca Alves Gevaerd. A partir das 9h, a Praça do Pescador recebe a grande ação de governo, com a presença de secretarias e autarquias oferecendo atendimento direto à comunidade até às 16h30.
Entre os serviços disponíveis estão atendimentos da EMASA, com foco na população da região Sul, Secretaria de Obras Móvel, Secretaria da Fazenda (com Procon, Regulariza BC 2025 e emissão de alvarás), e Secretaria de Assistência Social, com orientações e distribuição de materiais informativos.
A ação contará ainda com oficinas esportivas, torneio de vôlei de praia promovido pela Fundação Municipal de Esportes (FME), inscrições para escolinhas e oficinas esportivas, além de confecção de carteirinhas do idoso, ações da Secretaria da Pessoa Idosa, Educação, Saúde, Segurança Pública e da Fundação Cultural, com exposições de artesanato e livros.
A transferência simbólica ocorre anualmente no dia 26 de abril — ou no dia útil anterior, quando a data cai em feriados ou fins de semana — em referência à fundação da antiga Freguesia de Nossa Senhora do Bom Sucesso de Camboriú, atual Barra, em 1849.