Buscando aproximar as crianças da segurança e com objetivo de orientá-las sobre os perigos de uma arma, guardas municipais estiveram no Núcleo de Educação Infantil Carrossel, conversando com os alunos sobre o Dia Mundial do Desarmamento Infantil, comemorado no dia 18 de outubro.
Indo de sala em sala, conversando com mais de 200 alunos, o secretário de Segurança Nilson Probst e os guardas aproveitaram para falar também sobre a atuação da Guarda Municipal. “É importante que as crianças sejam incentivadas desde cedo a buscar um convívio com segurança, tendo a consciência de que brinquedos que remetem a violência só trazem malefícios”, ressaltou Probst.
Conforme a diretora do núcleo, Lídia Radke, neste mês de outubro todos os professores desenvolveram atividades, trabalhando os valores de forma a orientar as os alunos sobre armas de brinquedo, além de terem sido enviadas cartas aos pais solicitando apoio, com isso, as crianças foram estimuladas a levá-las para a escola, para que em um ato simbólico, fossem quebradas. “As orientações são dadas o ano inteiro, mas em alusão a esta data reforçamos a orientação sobre o assunto”, disse.
Lídia avalia como positiva a ação do desarmamento infantil e ressalta que a escola ainda continua a receber armas de brinquedos para que sejam destruídas. “O que sentimos é que os pais estão conscientes, tanto que quando estivemos nas salas muitos alunos disseram que não tinham, pois seus pais não compram esse tipo de brinquedo”, comentou.