A Secretaria de Educação está em construção da nova proposta curricular do ensino fundamental de 9 anos, sugerida pelo Ministério da Educação. De acordo com a diretora interina do Núcleo Pedagógico, Noemí Loser, essa proposta para o ensino fundamental é implantada gradativamente no Estado e de forma diferenciada.
“Um currículo que se pretende democrático deve visar à humanização de todos e ser desenhado a partir do que não está acessível às pessoas”, destaca a diretora. Noemi relata que agora a Amfri propôs uma unificação curricular para os 11 municípios participantes e em cinco grandes encontros, que encerrará em agosto, essa nova construção será definida.
“É importante valorizarmos o lúdico, a forma de trabalhar a educação com a criança, a metodologia”, indica Noemí, que informa também sobre os trabalhos de adequação que deverá ser implantados após esses estudos, como adequação das salas de aula, dos banheiros, brincadeiras, tudo para ofertar a criança, novas e melhores formas de ensino.
Noemi conta também revela ainda sobre os encontros por área, realizados com os professores, paralelamente aos encontros da Amfri. Dentre os assuntos abordados para a construção dessa nova proposta e unificação, a diretora destaca os cinco tópicos abordados nos encontros:
– Fundamentos para ensino fundamental de nove anos;
– Alfabetização e letramento para crianças de seis anos;
– Avaliação da aprendizagem;
– Diretrizes curriculares do ensino fundamental;
– Estudos de texto do MEC