• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Hospital Ruth Cardoso realiza mais de 350 testes de orelhinha

PUBLICIDADE

orelhinhaO Hospital Municipal Ruth Cardoso já realizou mais de 350 testes de orelhinha desde o início das atividades, em outubro do ano passado. O exame precoce, apesar de ser obrigatório por Lei Federal, nem sempre está sendo cumprido por todos os hospitais, por isso o HMRC garante o exame para bebês que, embora nascidos em outras cidades, tenham os pais que comprovem residência em Balneário Camboriú.

A fonoaudióloga Jussara Paim, que realiza o teste no HMRC, explica que o exame “é uma triagem auditiva neonatal onde podemos perceber se o bebê  tem problemas de audição. Com o diagnóstico precoce podemos intervir o mais cedo possível”.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

No HMRC o exame é realizado antes do bebê  ter alta.   “Ele já sai do hospital com o teste realizado. Caso aconteça alguma falha, dentro de 15 dias é marcado novo exame para uma reavaliação”, destaca Jussara.

Para os moradores de Balneário Camboriú, cujas mães realizaram parto em outras cidades, o teste da orelhinha também está garantido.  Neste caso, os pais devem comparecer ao setor de avaliação e controle da Secretaria Municipal de Saúde (Rua 1.500), levando a documentação da criança e do responsável, além do comprovante de residência. Todas as quartas-feiras, às de 8h30, o teste é realizado no Hospital Municipal Ruth Cardoso para crianças que não nasceram na instituição.

O teste é garantido por lei federal e é recomendado que seja realizado o mais rapidamente possível, “de preferência até o primeiro mês do nascimento”.  O resultado é anotado na caderneta de vacina do bebê e o pediatra vai cobrá-lo sempre que a mãe levar o filho para consultar.

Para mães oriundas de outras cidades, e que tenham partos no HMRC, o exame também está garantido. “Nem todos os municípios possuem fonoaudiólogos especializados para realizar o teste e o propósito é garantir esse exame precoce a todos”, afirma o secretário de Saúde José Roberto Spósito.

Click CamboriúNotíciasSaúdeHospital Ruth Cardoso realiza mais de 350 testes de orelhinha
PUBLICIDADE

Últimas notícias