As 47 empresas certificadas pelo programa Selo Social, promovido pela Prefeitura de Itajaí em parceira com a Associação Empresarial (ACII) e os Conselhos Municipais das áreas sócio-ambiental, registraram mais de R$ 20 milhões de investimentos em iniciativas de cunho social. Segundo o prefeito de Itajaí, que participou do cerimonial de certificação, o valor declarado é duas vezes a arrecadação do IPTU registrado pela prefeitura no ano passado. A cerimônia de certificação pelo Selo Social aconteceu na noite desta quarta-feira (09), nas dependências da Sociedade Guarani e integrou a programação dos 150 anos de Itajaí.
O Programa Selo Social representa um reconhecimento público pelas ações desenvolvidas pela empresa em iniciativas que alavanquem o desenvolvimento social no município. Como critério para certificação, o programa fundamenta a avaliação das empresas de acordo com os oito Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODMs), estipulados pela ONU no ano 2000.
Os oito ODMs contemplam a erradicação da fome e da pobreza; educação básica de qualidade para todos; igualdade entre os sexos e valorização da mulher; acabar com a mortalidade infantil; contribuir para com a saúde das gestantes; acabar com a AIDS, a Malária e outras doenças; qualidade de vida e respeito ao meio-ambiente; e todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.
Durante o cerimonial de certificação, foram ressaltados as metas pretendidas pelos ODMs e informados os critérios que nortearam a avaliação das ações indicadas pelas empresas. Também foi anunciada medidas que visam o aprimoramento do programa, como a elaboração de uma cartilha sobre selo social para melhor orientar as empresas, e a inclusão de entidades voltadas à promoção social no programa, a fim de intermediar projetos destas entidades junto às empresas.