A segunda turma da Guarda Municipal começa atuar nas ruas de Balneário Camboriú a partir desta terça-feira (13). Os novos 42 guardas participaram de uma reunião nesta segunda-feira (12), no Centro de Treinamento Comunitário (CTC), onde foram repassadas informações sobre o funcionamento e rotina diária da GM, além de dados operacionais.
O secretário de Segurança Pública, Nilson Probst, destaca que os novos guardas se somam aos 52 já atuantes e o efetivo sobe para 94. “A iniciativa de criar a Guarda Municipal Armada em Balneário Camboriú veio para contribuir com o aumento da segurança na cidade”.
Conforme o diretor da GM, Adélcio Bernardino, com este reforço no efetivo, a GM conseguirá estar mais presente nas ruas do município.
Curso de formação
O curso de formação para a segunda turma da Guarda Municipal iniciou no dia 3 de outubro de 2011, com a grade curricular definida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), o qual abordou matérias como as funções da guarda, ética, direitos humanos e cidadania, legislação, técnicas e procedimentos operacionais e primeiros socorros, defesa pessoal e emprego de equipamentos, o uso de revólver e pistola, ministrados por professores de renomes e qualificações reconhecidas.
A GM, que atua 24 horas por dia nos principais espaços públicos do município, teve início nas ruas da cidade em 3 de maio de 2011, sendo que até o dia 27 de fevereiro de 2012 registrou 2.473 atendimentos.