O deputado Volnei Morastoni (PT) recebeu, nesta terça-feira (19), em seu gabinete na Assembleia Legislativa, o prefeito de Balneário Camboriú, Edson Piriquito, para discutirem uma proposta que viabilize a reabertura do Hospital Santa Inês (HSI).
De acordo com Morastoni, o prefeito Piriquito concorda em transferir todo o atendimento nas áreas de ortopedia e neurocirurgia, que está sendo realizado no Hospital Ruth Cardoso (HRC), para o Santa Inês, repassando também o pagamento de hora plantão e sobreaviso correspondentes. Piriquito também se compromete repassar as Autorizações de Internação Hospital (AIH) e o faturamento dos internamentos nestas áreas para o HSI.
O prefeito Piriquito entende que o Hospital Santa Inês deverá também atender os casos de cirurgia eletiva nestas áreas. Já a ampliação de outros atendimentos dependerá de encaminhamentos junto a Secretaria de Estado da Saúde (SES). “O Hospital Santa Inês pode assim se tornar uma referência para os municípios da região em ortotraumatologia e neurotraumatologia”, argumenta Morastoni.
O deputado Volnei Morastoni considera ainda que, com esta iniciativa do prefeito Piriquito, está aberta uma proposta importante, para ser debatida com o colegiado de secretários municipais de saúde da Amfri e Secretaria de Estado da Saúde, que culmine na reabertura do Hospital Santa Inês.