A escritora brasileira Vanessa de Oliveira, autora da autobiografia “O diário de Marise – A vida real de uma garota de programa”, publicado em 2006, ficou de topless durante um protesto solitário contra a pirataria na última quinta-feira (19), em frente ao palácio do governo de Lima, no Peru.
O site do jornal peruano “El Comercio” publicou fotos da manifestação de Vanessa e também declarações da autora. “Um país se faz com cultura, com livros. Quando se faz pirataria de livros, é porque a cultura está em perigo”, afirmou a escritora, segundo o “El Comercio”. “Este país é o primeiro onde vejo isso. No Brasil, não há livros piratas, aqui, sim. Aqui é uma vergonha”, prosseguiu.
Em seu site, a escritora reproduziu imagens e justificou sua ação. “Quando cheguei no Peru TODOS OS MEUS LIVROS ESTAVAM PIRATEADOS!!!! E o mais absurdo, estão sendo exportados os livros piratas para a Bolívia”, escreveu a autora de “Os 100 segredos de uma garota de programa – Tudo o que você queria saber sobre sexo, homens e a profissão”, lançado em 2007.
Em seguida, Vanessa explicou que estava no país vizinho para Feira Internacional do Livro. “Fiz um protesto em frente ao Palácio do Governo de Lima, onde cerca de 50 guardas ou mais até guardam a Casa do Presidente”, continou ela. “Quer saber? Tem de ter muito peito pra fazer isso.”
No desfecho de sua mensagem, Vanessa de Oliveira relatou que houve certa repercussão e convocou a presidência do Peru a tomar uma atitude. “Lógico que deu tumulto e que a policia não deixou assim no mais… Agora á noite, em rede nacional, chamei o Presidente para tomar uma atitude. NÃO, EU NÃO VOU FICAR CALADA!!!”
Terapeuta
Na seção “Quem sou eu?” de seu site, Vanessa de Oliveira lista ainda outras obras que já publicou, caso, por exemplo, “Ele te traiu? Problema dele! Como superar a traição ontem mesmo!” (2009), referido como “livro de autoajuda”.
De acordo com o “El Comercio”, a escritora estava no Peru para divulgar “Seduzir clientes”, em palestra agendada para este sábado (21). No perfil em seu site, Vanessa conta que o livro foi escrito em coautoria com o publicitário Reinaldo Bim Toigo e “faz uma abordagem sobre marketing e administração empresarial”.
O mesmo texto define a autora como “Palestrante, Terapeuta de Amor & Sexo, Consultora da Revista Playboy”.
Fico me perguntando se isso é protesto ou marketing…
Isso nem vale ser comentado…
só não gostou quem não gosta da fruta