Através da lei 4.116, promulgada pelo então presidente do Congresso Federal, Senador Auro Soares de Moura Andrade, no dia 27 de agosto de 1962, foi regulamentada a profissão de Corretor de Imóveis.
Para celebrar o cinquentenário da regulamentação profissional, a Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú, juntamente ao Conselho Regional de Corretores de Imóveis – 11ª região de Santa Catarina (CRECI/SC), prestam homenagem aos profissionais, Décio Bez Batti Lopes (Delegado SINDIMOVEIS-BC), Marlon Fernando Olsen (Presidente da ACIBC), Milton Gilmar de Oliveira da Silveira (Delegado Regional CRECI/BC), Sérgio Luis dos Santos, (Presidente do Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis – SECOVI).
Os corretores de imóveis com maior tempo de atividade e registro profissional em Balneário Camboriú, também vão receber homenagem do CRESCI, Edgard Rubens Eigen, credenciado em 1973, Harold Schultz, credenciado em 1974 e Nelson Edilberto Nitz, credenciado em 1974.
As homenagens estão previstas no plenário da Câmara de Vereadores, durante a sessão desta quarta-feira, dia 22 de agosto, a partir das 18h15, com entrada aberta ao público.
Em Santa Catarina, o Conselho Regional de Corretores de Imóveis, foi fundado em 1973 e conta atualmente com 21 mil corretores de imóveis e 3.500 empresas imobiliárias registradas, sendo 12 mil profissionais e 2.500 empresas ativas. Em Balneário Camboriú são 1.668 corretores e 167 empresas imobiliárias que estão em atividade.
Breve histórico
No dia 27 de agosto é comemorado o dia do Corretor de Imóveis. A profissão surgiu no século XX, quando o desenvolvimento das cidades fez com que a comercialização de imóveis, por intermédio dos anúncios em jornal, se tornasse constante, passando a existir como forma de vida, como profissão.
O Corretor de Imóveis nessa época era conhecido como agente imobiliário. O nascimento da categoria ocorreu na década de 30, durante o governo de Getúlio Vargas, quando foram criadas as primeiras leis trabalhistas.
Nos anos 40 os Corretores de Imóveis faziam parte de uma categoria organizada e reconhecida por toda a sociedade. Os anos 80 foram marcados pela solidificação e organização da profissão do Corretor de Imóveis em todo o Brasil.