O anúncio feito pelo 12º Batalhão da Polícia Militar sobre a intensificação da fiscalização do trânsito de veículos ciclomotores e ciclo-elétricos em via pública, no qual serão recolhidos os veículos de quem não possui CNH, repercutiu nas redes sociais.
Em nota, a PM utilizou como argumento a resolução nº 315 de 08 de maio de 2009 do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, que equipara os cicloelétricos a ciclomotores.
Vale lembrar que, que em março de 2011, o Contran publicou a Resolução 375, acrescentando os parágrafos 2º e 3º à resolução anterior, conforme texto abaixo:
“§ 2º Fica excepcionalizado da equiparação prevista no caput deste Artigo, o equipamento de mobilidade individual autopropelido, sendo permitida sua circulação somente em áreas de circulação de pedestres, ciclovias e ciclofaixas, atendidas as seguintes condições:
I – velocidade máxima de 6 km/h em áreas de circulação de pedestres;
II – velocidade máxima de 20 km/h em ciclovias e ciclofaixas;
III – uso de indicador de velocidade, campainha e sinalização noturna,dianteira, traseira e lateral, incorporados ao equipamento;
IV – dimensões de largura e comprimento iguais ou inferiores às de uma cadeira de rodas, especificadas pela Norma Brasileira NBR 9050/2004 e suas atualizações.
§ 3º Caberá aos órgãos e entidades executivos de trânsito dos municípios, no âmbito de suas circunscrições, regulamentar a circulação do equipamento de que trata o § 2º .”
O que as pessoas estão dizendo nas redes sociais
“Que ridículo.” – Lara Caroline
“Daqui uns dias vão querer recolher até os sapatos que nós usamos alegando não ter pisca, placa ou algo do tipo. É pacabá mesmo.” – Paulo Dornelles
“Daqui um pouco vão querer que os cadeirantes tiram a carteira…” – Silvia Grego Marinho
“Concordo plenamente.” – Eduarda Bastos
“Acho certo sim, tem que ter fiscalizaçao mesmo! Acabei de ver um andando em alta velocidade pela calçada! Nao respeitam, entao tem que ter existir puniçao…” – Marielen Golin
“Apoiado! É um perigo esses meios de transportes circulando pela cidade…” – Gui Ramos
“Tava na hora, povo folgado que ainda no meio da rua!” – Tiago Torresane
“Agora que precisa de farol na frente e atras, buzina, retrovisor, e mais um monte de coisa, fica mais facil comprar uma moto mesmo… Hahaha. Que palhaçada, acho que é falta de bandido pra correr atras… Como é o capacete regulamentado pelo CONTRAN?? Que parâmetros ele usa para avaliar?? Ja tem gente capacitada pra avaliar?? Acho que primeiro deveriam informar aos usuarios por pelo menos dois meses, e depois começar a cobrar. Isso faria com que todos tivessem tempo para adaptarem-se as novas regras.” – Evandro Sempticowski
“Perfeito…precisamos de atitudes pra organizar a bagunça desse trânsito…Parabéns.” – Rafael Crestani
“Finalmente as autoridades tomarão uma medida contra estes pequenos veículos que tumultuam nosso trafego e as calçadas.Há 15 dias um menino, na Central atropelou uma argentina e “deu no pé”.Tambem acho correto, andando nas ruas tem que ter habilitação e saber as leis de transito.Nada contra este tipo de veiculo, mas no lugar correto. E tem mais, a maioria dos “patineteiros”são “de menor” e não podem ser responsabilizados. Muito correto tambem as autoridades exigiram habilitação pois são veiculos motorizados.” – Flavio Becker
E você, o que pensa sobre decisão da Polícia Militar? Comente!
Qualquer meio de transporte deve ser usado com
Responsabilidade.Se indivíduo estiver tanto de bike como
Patinete desrespeitando o transito e os pedestres,devem
Ser autuados e devem pagar pelo erro, mas CNH para
Patinetes e Bikes elétricas ?? Isso é uma palahçada.
Deveriam é apoiar este meio de transporte maavilhoso
Pois isso só ajuda no transito e meio ambiente pois é ecologicamente
Correto . Brasil é isso mesmo ao invés de se preocupar com tantas
Coisas erradas como roubo,corrupção,impunidade e por aí vaiiiii
Resumindo…. Vergonhaaaaa e me admira quem apóia isso…
Concordo, tem que colocar limites, pois eles andam em alta velocidade no meio da rua, temos que organizar nosso transito!!
CONTRAM legislando?? Essa equiparação é ridícula
Algumas pessoas aqui de balneário camboriu estao fazendo de tudo pra dificultar o uso dos patinetes e bicicletas elétricas. Quem nao incentiva os veículos elétricos deve ter um q.i. de nivel um pouco baixo. Estes veículos devem ser apoiados pois podem reduzir os engarrafamentos e a poluição. Seguir as regras de transito é obrigatório, para todos, inclusive pedestres. se nossos governantes querem fazer algo decente devem fazer uma lei bem feita para veiculos e suas diferentes categorias.