O perfil @choquei é um dos maiores ‘arrobas’ das redes sociais, possuindo 3 milhões de seguidores no Twitter e espantosos 18 milhões no instagram. Um misto de notícias e fofocas de celebridades, o segredo do sucesso do perfil está em ser sensacionalista de forma constante, usando palavras alarmistas como “grave”, “urgente” e “atenção”, para continuar engajando e atraindo novos seguidores.
Balneário Camboriú também foi “notícia” na Choquei, e como não podia deixar de ser, de forma sensacionalista e com direito a fake news.
A mentira foi propagada no dia 22 de dezembro, quando publicou uma foto da situação da praia, mais precisamente do pontal norte, onde escoa as águas da chuva pelo Rio Marambaia. A legenda dizia: “assim está a praia que teve sua faixa de areia alargada em Balneário Camboriú após intensas chuvas que acontecem na região”.
A questão é que a foto foi publicada com dois dias de atraso. A praia estava daquela maneira no momento das fortes chuvas, no dia 20, e no dia 22 a praia já estava praticamente restaurada, com a areia e águas claras, em um dia de céu azul.
O que pareceu é que, faltando uma semana para o réveillon, a Choquei estava junto a outros veículos e perfis em uma campanha de difamação da cidade, para que turistas desistissem de frequentar o destino em prol de outros, como por exemplo Salvador (BA) e Florianópolis (SC). Diversos sites e perfis em redes sociais estavam engajado na narrativa de que Balneário Camboriú estava destruída e poluída.
O que chama atenção no caso da Choquei, em específico, é que após “queimar” a cidade para seus mais de 20 milhões de seguidores, o perfil elogiou o réveillon de Balneário Camboriú. Em troca de quê mentiu sobre a cidade? E em troca de quê veio a elogiá-la?
Outra pergunta que também podemos fazer é: quanto custa um post na Choquei?
Curiosamente, a prefeitura de Salvador e a prefeitura de Florianópolis não gostaram: