Um grave problema que persiste por décadas, ou melhor, desde a fundação do Município de Balneário Camboriú. Pedestres e ciclistas arriscam suas vidas constantemente no trajeto que liga a região central aos bairros ao sul do município (como é conhecida a parte que fica após o Rio Camboriú). O trajeto não possui ciclovia e muito menos espaço reservado para pedestres, o que os obriga à dividirem espaço com veículos automotores na pista de rolamento e no acostamento da via.
No local, BR 101 Km 134 ao 136, muitos atropelamentos já ocorreram inclusive com óbitos. Os pontos mais críticos são a saída da Barra, onde veículos transitam por um longo trajeto no acostamento até conseguirem entrar na pista, e na entrada para Balneário Camboriú, Rua 3300 (foto). Autoridades competentes estão fechando os olhos para tal fato. Dentre as autoridades podemos destacar o Governo Federal, Polícia Rodoviária Federal (que poderiam enviar relatórios solicitando providências, já que esta dentro de suas atribuições realizar o patrulhamento ostensivo, executando operações relacionadas com a segurança pública, com o objetivo de preservar a ordem, a incolumidade das pessoas, do patrimônio da União e o de terceiros; realizar perícias, levantamento de locais, boletins de ocorrências, investigações, testes de dosagem alcoólicas e outros procedimentos estabelecidos em leis e regulamentos, imprescindíveis à elucidação dos acidentes de trânsito), o Governo Municipal e a Empresa Auto Pista Litoral.
Esta 1a. entrada de BC, ou saída da BR,direção sul/norte realmente preocupa, não só pelos ciclistas. Meu trajeto tds as manhãs passa por este local e eu nem sei como não acontecem mais acidentes ali, pois é na base do salve-se quem puder!Na hora do rush,e em dias em que antecedem feriados ainda é pior, não existe uma preferencial, pq preferência teria o da direita, mas neste caso vale para os carros que entram em alta velocidade, competindo com bicicletas, motos, Bis e pedestres. Quem está na marginal é obrigado a ficar disputando a vez de passar e pra neste momento levar um pedestre ou um ciclista junto não é muito difícil. Quem sabe a gente entra com um processo por exposição e risco de vida propria ou de outrem contra os governantes eles não deem um jeito?Dos impostos não esquecem de recolher…