Peço licença ao Aderbal Machado para replicar o conteúdo abaixo, que foi extraído do facebook, e publicado em seu blog:
Postagem de 12 de fevereiro do Guarda Municipal Maycon Cristi, anunciando um confronto havido com baderneiros na Avenida Atlântica iniciou um longo e forte debate sobre as fragilidades internas da corporação. Leiam:
Ontem a vagabundagem aprendeu que em Balneário Camboriú as leis existem e são cumpridas. Carro de som 0:30 na Atlântica, com uma multidão de umas 300 pessoas fazendo arruaça. Chega a GM, acaba com a festa, é recebida a garrafadas pelos bêbados presentes. Aí o pau come. Resultado: 3 presos. Chegando na DP, um cidadão fazia B.O contra a PM e a GM por abuso de autoridade (tsc), mas para seu azar foi reconhecido como um dos ‘vagabundo’, saindo de testemunha para autor na mesma hora. O que importa mesmo é que a paz foi restabelecida, nenhum guerreiro se machucou (não dá pra dizer o mesmo dos ‘vagabundo’).
Os comentários e opiniões, com vários GMs opinando, mostra o quadro, que não é, pelo visto, nada bom e precisa ser urgentemente corrigido:
Gian Marcos Philipps
Gostaria de aproveitar esta postagem do Cristi para expor minha indignação. Ontem, durante esta ocorrência, infelizmente, pela primeira vez, senti vergonha de ser Guarda Municipal. Sim, senti vergonha, quando ouvi os GM’s e AT’s suplicando por apoio pois suas integridades físicas estavam em risco.
Primeiro porque nenhuma das guarnições tiveram coragem de deslocar em apoio sem a autorização de seu Supervisor. Uma vez que este apenas se manteve calado.
Depois porque ontem ficou mais do que evidente que o Sr Jedean (sem discutir a pessoa que ele é) não tem condições de continuar sendo um Supervisor da GM, pois ele foi acionado várias vezes via rádio e simplesmente omitiu-se. Suas GU’s solicitavam ordem para deslocar em apoio e este simplesmente não respondia, deixando alguns GM’s e AT”s sozinhos contra uma multidão, aguardando tão somente o apoio da PMSC. Literalmente, “colou as placas”!!!
Outro que mostrou a que veio, foi o nosso querido Diretor Operacional, Sr “Silveira Operações” como este se auto-denomina, que nesta mesma ocorrência não teve a capacidade de organizar este apoio que deveria ter sido prestado, e da mesma maneira que o Sr Supervisor Jedean fez, também se omitiu e até onde sei, impidiu que os GM’s Branco e Coutinho que estavam no show fossem prestar este apoio. Então também este Sr deixa evidenciado que NÃO serve para o cargo que ocupa. Para ele talvez devesse ser criado o cargo de Diretor de Punições aos GM’s, que é realmente o que ele sabe fazer!!!
Bem, provavelmente eu venha a sofrer retaliações por parte do Sr Supervisor Jedean e principalmente por este Sr chamado, repito, como ELE se auto-denomina, “Silveira Operações”, mas já tô cansado de ver estes amadores no comando da GM. E a partir de agora, vou sempre registrar minhas indignações referentes a péssima gestão desta Secretaria. Ponto, falei!!!!!
Ricochette Pibernat
Se fosse no meu tempo, não precisava pedir permissão pra cuzão nenhum. Graças aos nossos queridos colegas é que hoje eu não me encontro mais nessa instituição. Silveira é um cagão, tremeu na base quando eu intimei ele. O Bigode é um pau mandado. Mas o maior culpado disso tudo é Probst. Nunca se esqueçam que é ele quem controla toda essa merda. Abraço!!
Jedean Adri Giovana
Gms, sem queres bater boca via facebook, mas apenas lhes instruindo de algumas coisas: Tinhamos 3 guarniçoes de viatura, 1 na inter praias(escolta de onbus), a 1004 noRuth Cardoso(e esta que estava insistindo em deslocar) , e 1012secretaria de obras, 3 visturas de moto na delegacia , registrando BO por “trafico” , as outras 2 de moto estavam no norte (show), ficando somente um gm sozinho no centro, no ostensivo a pé.todos sabem que questão de tumulto e briga se resolvem emquestao de minutos e muitas vezs em segundos, não autorizei avtr 1004 a deslocar-se, pois até chegar no local , tendo em vista todo O transito, toda a situaçao ja teria terminado, a guarnição se deslocaria em alta velocidade, colocando suas vidas em risco e da populaçao tb, e de nada seria util no local depois de tudo acalmado. Eu juntamente com a moto do gm Marques, nos deslocamos e prestamos o apoio necessario, tendo em vista que a PM ja estavA em deslocamento tb. Antes de qualquer medida a ser tomada no incidente, a guarniçao DEVERIA analisar a situaçao, chamar o reforço e somente apos a chegada do rforço (garantindo sua segurança) pedir para que o som fosse abaixado.
Maycon Cristi
Sup. Jedean, realmente não temos treinamento para CDC, nem equipamentos. Não temos pq nosso comando continua atuando de forma inexpressiva e incoerente. Veja, se nós temos realmente de fazer estes eventos de grande vulto (carnaval, ano novo), faz-se mister a utilização de equipamentos para controle de distúrbios como o ocorrido ontem. Spray de pimenta, 12, tazer, bastão, capacete, etc. A incoerência reside aí: se precisamos mesmo fazer este tipo de evento, nos dê condições. Se não for para dar as condições necessárias, mantenha-nos em postos fixos, longe de qualquer tumulto. Outra coisa, a CRFB/88 é clara, em seu art. 144, §8 que devemos proteger serviços públicos. O serviço público a ser protegido, in casu, era o dos AGT, que tentavam liberar a via, viabilizando o direito de ir e vir do cidadão de bem. Depois, eu pedi pelo rádio TODO O APOIO, P11 total. A vida de todos ali estava em risco, não apenas a nossa, mas também dos transeuntes que não tinham nada a ver com a folia. Acredito que deveríamos pensar primeiramente na vida e depois nos bens públicos, até porque uma breve ausência não faria a mínima diferença.
Flávio Jacques Do Nascimento
Isso aí pessoal! Critica bastante, aí eles põem vcs no meu lugar do ostensivo! hahahaha!
Brincadeiras a parte, na minha opinião, o principal culpado disso tudo é o Prefeito, que gosta de “brincar de polícia e ladrão” usando a GM como ferramenta de marketing político e deixando de lado qualquer preocupação com as verdadeiras necessidades e requisitos básicos para que a GM atue de verdade. Em seguida, quem é o responsável por organizar a atuação da guarda em eventos desse tipo??? Respondida essa pergunta, sabemos o 2o culpado, pois como que podemos empenhar a GM em um evento desse sem que haja efetivo suficiente para dar apoio, sem que tenhamos recebido curso de CDC, sem que tenhamos equipamentos não-letais etc etc etc.. Ora, fica claro que eles sabem das necessidades, mas, em favor do marketing político (entendam, vontade do prefeito) arriscam a integridade de nós guardas. REPITO, eles arriscam nossa integridade para atender vontades políticas. Não engulo desculpas.. falta de avisos não é!
Há qto tempo pedimos spray de pimenta e iniciativa pra compra de armas com munição de borracha???
Tássia Bruna Carvalho
Bom eu estava lá então posso dizer; Tudo começou por que o Coordenador dos Agts pediu apoio da GM e da PM, por 3 vezes solicitou a central que desloca-se a PM por que a situação ali era coisa pra choque resolver, nesse momento eu e mais 7 Gms e o Diretor Siveira esperávamos pra fazer a escolta da dupla sertaneja. Se deveríamos ter analisado a situação antes de orientar o condutor do veiculo?!? creio que sim, erramos, fato, mais agum dia fomos instruidos para tanto? penso que não nos orientar seria obrigação do Supervisor e do Diretor operacional, certo?!?! Quanto a questão de deixar os outros lugares desprotegidos ( Sec. de obras, hospital ); me pergunto porque quando os gms saem pra fazer j4, atender disparo de alarme etc, ai pode deixar desprotegido?!? engraçado né! e por fim; realmente não fomos treinados para CDC e mais muito menos para fazer segurança de FAMOSOS né, algo que deveria ser feito por empresas privadas. Quando é conveniente para secretaria pode-se tudo, quando é segurança para os Gms, pode-se nada!
Fabiano Antunes
Sabemos nós que sempre teremos que atuar em grandes eventos como o réveillon, carnaval e outros. Sendo assim temos que ter treinamento e equipamento adequado para esse tipo de situação. Muitas vezes ate o equipamento certo(espingarda calibre 12 com munição de borracha, spray de pimenta e outros) causa um impacto entre os baderneiros fazendo com que os mesmos nem de inicio ao vandalismo ou a confusão. No Brasil só são feita mudanças depois do acontecido. Ainda bem não aconteceu nada pior.
Douglas QueBicho Guapo
desculpa supervisor, mas “termina em minutos ou segundos” não né. Quantos crimes ocorrem porque o sujeito arruma confusão vai em casa e busca uma arma? Deveríamos ter fechado a rua com gms após o ocorrido pra mostrar que se mexer com um de nós mexe com todos,comportamento este adotado por TODAS forças de segurança. Sei que tu ta pagando o preço de algo que estava acima do teu comando,portanto não precisa explicar o inexplicável. Tu é guarda igual a nós. Força gmbc. Ah, eu me arrependo de não ter deslocado da barra sul apesar de que ficaríamos presos no transito,ainda assim, não estaria agora com os pedidos de socorro dos meus colegas ecoando em minha memoria e este sensação de impotencia frente a situação. Errei feio, desculpem colegas.
Filipe Ferreira de Amorim
A GMBC so vai mudar quando estiver a frente (comando) pessoas capacitadas e com uma visao totalmente diferente desta que esta ai . Ah e tbm quando estiver na supervisao supervisores que estejem a frente pra brigar pelos nossos direitos e melhorias para a corporacao , enquanto isso nao acontecer td vai ficar como esta e cada vez pior , e situacoes como a do carnaval vao se repetir sempre
O QUADRO, pelo visto, é feio e precisa de criar um comando para acabar com isso. Um conflito desse, trazido às redes sociais de forma tão ampla só mostra fragilidade e um clima nada bom. E altamente prejudicial. Minha opinião.
Fonte:
q vergonha,agora tenho certeza que essa guarda é só politicagem,pra uma minoria guanhar gordos salarios a nossas custas,é dinheiro publico jogado fora!
O que tem estragado a guarda eh a politicagem e meia duzia de cargo comissionado que ganham muito pra nao fazer nada… mais posso garantir que os GMs so querem trabalhar e servir a comunidade da forma correta..
a guarda municipal de balneario so vai comecar a melhorar quando um cidadao cujo cargo e de diretor operacional ( o qual de operacional nao tem nada ) sair do comando , e digo mais , que saia o mais rapido possivel pois as coisas podem pior com ele onde esta
O problema é que essa guarda armada de |BC se axa,passam pelas pessoas cidadões de bem olhando como se fossem bandidos,e outra vivem com suas motos em cima das calçadas,só fazem coisa errada tratam todos como bandidos,mas com certeza desta vez viram a coisa preta,que coisa boa,eles tem o rei na barriga,vão aprender a tratar o povo como devem,vcs estão ali para nos defender e não se axarem no doreito de olhar com desprezo a população que é muito melhor que vcs.
Ficam la na ponte nova,com o carro parado,ligado a tarde inteira brincando no celular e o povo burro que paga a gasolina pra eles passearem.
já não bastava os politicos e a policia ,que e dinheiro publico jogado no lixo , ai criam guarda municipal. 8 mes de curso arma na mão e farda se acham deuses dono do mundo .tamos ferrados
Para as entidades, a Guarda Municipal está desempenhando funções que caberiam somente à PM. A atuação da guarda deveria estar limitada à proteção patrimonial:
– Pela constituição, a Guarda Municipal tem de se ater a bens, instalações e serviços. Cuidar de colégios, do prédio da prefeitura, do combate ao comércio irregular. Não pode cuidar do trânsito ou fazer busca pessoal, porque não tem poder de polícia.
Vai estudar, desinformado. Faz uma faculdade de uns 5 anos de duração (ex.: Direito, Sociologia, Filosofia), depois vem conversar. Não vem com fonte de tenente, vem com as suas palavras.
Agora tu se mostrou um verdadeiro coco, fazer uma faculdade de 5 anos para conseguir passar num concurso de Guarda Municipal pede o ensino médio, cujo nível foi baixo.kkkkk.
– Hoje, há mais de 100 ações em todo o Brasil questionando as guardas municipais.
Um exemplo aqui próximo a GM de Florianópolis trabalha com efeito de liminar. Fonte de um Ten. da PM de SC.
bando de burros mau informados,antes de criticarem se informem por favor,primeiro a gmbc não faz transito depois procure o conceito de bens serviços e instalações publicas municipais que iram observar que inclusive o transito é sim de autonomia municipal,depois a grande maioria dos gms são muito bem educados agora se você quer fumar sua maconha em via publica ou escultar som a todo volume não vocÊ não é um cidadão de bem…sinto pena de gente que comenta o que não sabe…há só pra termina procure se informa como era a cidade antes da criação da gm.
Vai se catar o Gm eu nunca fumei maconha na minha vida e só tenho moto, o que tem a ver uma coisa com a outra. Naõ pode criticar as bonecas.
Agora olha o naipe desses Guardas Municipais quando são criticados os chingamentos um chama de burro o outro de analfabeto e reclama da fonte do cara, provalvelmente a verdade dói o dispreparo é evidente imagina na rua o que não rola. Jogam no ventilador e não conseguem segurar a bronca. Vão trabalhar não ta bom ai volta de onde vocês vieram.
vcs sao todos uns toscos os guardas tao ai e vao apavora a city quem nao gosta vai leva pau