Um vídeo que está circulando pelo Facebook mostra o despreparo de Guardas Municipais durante uma abordagem em um posto de gasolina na Rua 3020. Três guardas tiveram muita dificuldade em conter um homem que demonstrava estar bastante alterado.
Os comentários na rede social foram dos mais diversos. “Deveria ser investido mais. Existe técnicas para imobilizar. Não adianta visto farda e pronto. Prefeitura deveria dar mais recursos e mais preparo essa é realidade”, comentou Jonas Almeida.
Para Michael Willian Chulek, os guardas precisam aprender técnicas de imobilização. “Existem táticas de imobilização que deveriam ser usadas, ou ensinadas ao GM’s, o vulgo mata leão é muito trivial para uma guarda armada, a prefeitura deveria fornecer cursos e ensinar artes marciais específicas, pois uma mata leão mal executado, pode até levar a óbito”.
Emanuel Antunes Matias compartilhou uma opinião semelhante. “Único despreparo é a falta de conhecimento em técnicas de imobilização, três guardas não conseguir dar conta de um cara convenhamos né”.
Já para Sarah Braggio, a falta de habilidade dos guardas municipais em conter o cidadão demonstra que os GMs estão mais do que preparados. “Despreparo por quê? Por que eles não foram truculentos? Por que eles não chegaram atirando? Dá licença, mas esse video demonstra mais preparo desses GM’s, isso sim”.
Taser resolveria a situação
Flávio Jacques, Presidente da Associação dos Guardas Municipais de Balneário Camboriú, explica que o uso de uma Taser (pistola de choque) resolveria rapidamente a situação. Segundo ele, há cinco anos que os GMs solicitam o equipamento. Flávio também explica que a administração da GM não oferece treinamento continuado em técnicas de imobilização, que é fundamental. “Apesar de ser mais fácil chegar com truculência, policiais devem seguir padrões de abordagens dentro da legalidade, e assim foi feito pelos GMs”, explica.