TORCIDA CONTRA
Já faz tempo que corre na cidade um bochicho dando conta da saída de Antônio Gabriel Castanheira da Secretaria de Segurança de Balneário Camboriú. Mas alguma coisa não faz sentido nessa narrativa. Com um trabalho amplamente reconhecido na cidade, com números impressionantes à frente da GM, que colocou a instituição em outro patamar, com treinamentos, grandes operações, combatendo os marginais e a criminalidade da cidade, enfim, resta o seguinte questionamento: por que querem a saída dele? Ou a pergunta certa seria: a quem interessa a saída dele?
NÃO AGRADA POLÍTICOS
Muito fácil perceber que Castanheira não é político, não faz e nunca teve a menor vontade de agradar os políticos da cidade, que reclamam dele — tantos os aliados do prefeito quanto opositores.
DESGASTES
Na condução das operações, e foram muitas desde sua primeira passagem pela secretaria, ficou evidente os gargalos enfrentados por conta de uma legislação pouco punitiva, o famoso prende e solta que ele tanto fala, foi motivo para gerar desgastes.
DENÚNCIA
Agora no episódio mais recente, novamente denunciado por rivais da política, segue um confronto que ele mesmo diz não ser institucional, mas pelo ímpeto do promotor em pedir seu afastamento.
JUSTIÇA
Ao que parece, teremos mais uma longa disputa judicial que envolve a permanência de Castanheira na cadeira de secretário em Balneário Camboriú. Até agora, o juiz Roque Cerutti, por duas vezes manteve Castanheira no cargo, rejeitando os pedidos do promotor Jean Forest.
NARRATIVAS
Um dos argumentos do pedido do Ministério Público pelo afastamento do secretário de segurança Antônio Gabriel Castanheira Junior, foi a alegação que a vida da denunciante estaria em risco, devido ao suposto histórico de violência do denunciado. Além do juiz Roque Cerutti não acatar de pronto o pedido, solicitando os antecedentes crimininais de Castanheira, um vídeo que o Click Camboriú teve acesso, mostra a denunciante afirmando em depoimento, que não teve qualquer constrangimento.
LINCHAMENTO MORAL
Segundo Castanheira, que diz estar sofrendo um linchamento moral, o Promotor Jean, que teve dois pedidos de afastamento negados pelo juiz, quer fazer uma guerra institucional. Se a denunciante afirma que não existe constrangimento, por que a alegação?
RESULTADOS
Foi na gestão de Gabriel Castanheira que BC saltou para a cidade mais segura do Brasil e segue entre as mais seguras segundo levantamento da Connected Smart City. Por isso, algumas pessoas ouvidas pelo portal questionam: “A quem interessa a saída ou a cadeira do Castanheira? Querem tirar um cara operacional, técnico, que não faz política, que bota medo em bandido, pra agradar quem? Querem na cidade um secretário paz e amor que distribua rosas para os criminosos?”