A semana em Santa Catarina iniciou com tempo instável e chuva ocasional de intensidade fraca a moderada, associada a trovoadas isoladas devido a influência de uma frente fria, que dá origem a um ciclone extratropical na altura do Uruguai. Em função da chuva contínua dos últimos dias, não se descarta a possibilidade de deslizamentos especialmente no litoral norte do estado.
Na região, de quinta-feira (15) até esta segunda-feira (19) já choveu 100 milímetros, volume esperado para todo o mês de julho. Porém, de acordo com a Defesa Civil, no momento não há motivo de preocupação pois o nível dos rios está baixo, sem maré cheia e com bom escoamento das águas. Além disso, a partir de amanhã o tempo começa a melhorar e o sol volta a predominar na quarta-feira (21), com frio no período noturno e temperatura mais agradável á tarde.
Pode haver rajadas de vento forte na ordem de 60 km/h, podendo chegar a 80km/h no Litoral Sul. O mar continua agitado com picos de onda de 2 a 2,5 metros em áreas mais afastadas da costa, oferecendo risco a navegação de pequenas e médias embarcações.