A Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, em parceria com a Epagri/Ciram, atualizou a nota hidrometeorológica para o estado, alertando para as condições climáticas deste domingo (08/10). A previsão ainda indica temporais e chuva volumosa, intercalados com breves períodos sem chuva.
A madrugada de domingo começou com baixos volumes de chuva no estado, mas ao longo do dia, a chuva persistirá, especialmente nas regiões do Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Planalto Norte, Litoral Norte e parte do Meio-Oeste, com acumulações entre 50mm e 70mm. Em regiões próximas à divisa com o Rio Grande do Sul, do Extremo Oeste ao Litoral Sul, os volumes serão menores, entre 30mm e 50mm. Pontualmente, chuvas mais intensas são esperadas. À tarde e à noite, as chuvas estarão concentradas nas áreas de divisa com o Paraná, Planalto Norte e Litoral Norte, com risco de temporais, chuva intensa, raios, ventos fortes e granizo.
O risco de ocorrências como alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações graduais permanece alto a muito alto em várias regiões do estado.
Porém, há boas notícias para a próxima semana. Na segunda e terça-feira (09 e 10), a chuva diminuirá significativamente em todo o estado, dando lugar a aberturas de sol. A chuva mais intensa tem previsão de retorno na quinta-feira (12), devido a um cavado (área de baixa pressão) e à passagem de uma frente fria.
Situação Hidrológica
Durante a madrugada deste sábado, com a diminuição da chuva, muitos rios em Santa Catarina estabilizaram e começaram a reduzir seu volume. Entretanto, com as chuvas previstas para domingo, o risco de inundações graduais ainda é alto. Algumas das áreas em alerta incluem:
- Litoral Sul: Possibilidade de níveis de atenção para inundações graduais ao longo do dia nas bacias dos Rios Mampituba, Araranguá, Urussanga e Tubarão.
- Vale do Itajaí: Risco muito alto de inundação gradual, atingindo níveis de emergência. Modelos hidrológicos preveem níveis de 12 a 14 metros em Rio do Sul, 11 a 12 metros em Blumenau, 7 a 8,5 metros em Brusque, 3,5 a 4,5 metros em Ituporanga, 10,5 a 12 metros em Taió, 11 a 12 metros em Rio do Oeste, 7 a 8 metros em Timbó, e 13 a 14 metros nos municípios de Rodeio e Ascurra.
- Extremo Oeste, Oeste e Meio-Oeste: Risco alto de alagamentos e inundações, principalmente em áreas de divisa com o Rio Uruguai, onde o rio pode atingir aproximadamente 13 metros nas bacias dos Rios Peperi-Guaçu e das Antas.
- Grande Florianópolis: Níveis dos rios nas bacias dos Rios Tijucas e Cubatão podem atingir níveis de alerta no domingo.
- Planalto Norte e Litoral Norte: Risco alto de enxurradas e alagamentos no domingo. Na Bacia Hidrográfica do Rio Negro, o risco é alto para inundações graduais.
O mês de outubro já é naturalmente mais chuvoso em Santa Catarina, e este ano, a influência do fenômeno El Niño está aumentando a frequência e intensidade das chuvas. São esperados volumes de chuva acima da média, intercalados com períodos de melhoria.