• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Santa Catarina em alerta: chuvas intensas e elevação de rios ameaçam várias regiões

Monitoramento Hidrometeorológico: risco de alagamentos e deslizamentos em Santa Catarina

PUBLICIDADE

A tarde deste sábado, 18 de maio de 2024, foi marcada por chuva em todas as regiões de Santa Catarina, com maior intensidade no Meio-Oeste, Planalto Sul e trechos do Alto e Médio Vale do Itajaí, Litoral Sul e Grande Florianópolis. Municípios como Leoberto Leal, Taió, São João Batista e Ituporanga registraram acumulados próximos dos 40 mm nas últimas horas.

As temperaturas permanecem baixas, variando entre 5°C e 12°C na Serra, e entre 10°C e 16°C na maioria das outras regiões. Em alguns pontos do Meio-Oeste e Planalto Norte, as temperaturas variam entre 15°C e 18°C. Os ventos são de fraca intensidade, sem direção predominante.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Previsão para as próximas horas:

Nas próximas horas, especialmente entre a noite e a madrugada, a frente estacionária deve avançar para o norte como uma frente fria, intensificando as chuvas nas áreas do centro e norte do estado, incluindo Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Planalto Norte e Litoral Norte. O risco de alagamentos, enxurradas e deslizamentos é moderado a alto nessas regiões.

Situação dos Rios:

tabela niveis dos rios
Tabela atualizada com os níveis dos rios às 17h. Fonte: Defesa Civil de Santa Catarina.

Ao longo da tarde, os rios nas bacias hidrográficas dos rios Itajaí-Açu, Itajaí-Mirim e Tijucas apresentam elevação devido aos grandes volumes de chuva registrados.

  • Alto Vale do Itajaí: O nível do rio em Rio do Sul atingiu o nível de emergência e deve continuar subindo nas próximas horas, assim como nos demais municípios da região.
  • Bacia do Rio Itajaí-Mirim: Em Vidal Ramos, o nível do rio está em elevação e em nível de atenção. Em Brusque, o nível é estável, mas deve subir novamente nas próximas horas.
  • Bacia do Rio Tijucas: Em São João Batista, o nível do rio deve continuar subindo gradualmente devido à vazão de montante. Em Nova Trento, o rio atingiu um nível próximo a 4 metros, mas apresenta tendência de recessão ao longo da tarde.

A situação exige atenção das autoridades e da população, que devem ficar alertas para novas atualizações e orientações.

Click CamboriúClimaSanta Catarina em alerta: chuvas intensas e elevação de rios ameaçam várias...
PUBLICIDADE

Últimas notícias