Após um longo período de tempo seco, a chuva finalmente chegou a Santa Catarina. No entanto, em algumas localidades, os moradores observaram um fenômeno inusitado: a chamada chuva preta. Esse tipo de precipitação ocorre quando a água da chuva se mistura à fuligem presente na atmosfera, resultado da fumaça que predominou sobre o estado nos últimos dias.
Entre ontem e hoje (12 e 13 de setembro), diversos moradores no Sul do Brasil relataram a presença da chuva preta. Em Santa Catarina, a região Oeste foi a mais atingida, onde a concentração de fumaça foi maior durante a semana. Também houve registros do fenômeno na serra e no leste do estado.
Este não é o primeiro registro da chuva preta em SC. Em setembro de 2020, o estado também foi impactado pela fumaça vinda do Pantanal, quando a precipitação escurecida foi registrada em regiões como o Extremo Oeste, Meio-Oeste e Planalto Norte.
Com a chegada da chuva e a predominância de ventos vindos do sul neste final de semana, o transporte de fumaça para o Sul do Brasil deve ser interrompido. Com isso, a presença de fuligem na atmosfera tende a diminuir, e o fenômeno da chuva preta não deverá ser observado nos próximos dias.
Para acompanhar os registros de chuva e as previsões meteorológicas para os próximos dias, os catarinenses podem acessar a rede da Epagri/Ciram.